O 2.º Ciclo do Ensino Básico compreende o 5.º e 6.ºanos de escolaridade, abrangendo a faixa etária entre os 10 e os 12 anos. Assinala a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.
Esta transição de ciclo coincide, também, com uma fase crítica do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas vertentes: físico, emocional, cognitivo, moral, entre outras, pelo que uma das nossas preocupações é proporcionar-lhes uma transição segura, natural e integradora.
Prática Pedagógica
O currículo do 2º ciclo é norteado por um objetivo estruturante, transversal a toda a nossa escola: o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Para além do saber, preocupamo-nos também com o saber ser, o saber estar e o saber fazer. Só assim conseguiremos formar cidadãos conscientes, livres, críticos e autónomos, de que fala o Projeto Educativo do Colégio Vasco da Gama.
A promoção da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível, no reforço curricular, no caráter formativo da avaliação e na Flexibilidade Curricular, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelem mais adequados para que todos os alunos alcancem e adquiram os conhecimentos, competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Áreas Curriculares Disciplinares
Nas disciplinas de Português, Português Língua Não Materna e de Matemática, está contemplado no horário um reforço semanal de 50 minutos de componente letiva. Este reforço tem como finalidade o trabalho de competências por níveis, promovendo a diferenciação pedagógica e o enriquecimento curricular;
Inglês – Currículo Nacional e Currículo Cambridge – reforço curricular de 50 minutos de componente letiva semanal, para a implementação de um sistema de ensino aprendizagem da língua inglesa de padrões elevados, com a utilização de materiais da Cambridge University Press e a preparação dos alunos para a realização dos exames de proficiência no Cambridge Assessment Centre;
Cidadania e Desenvolvimento – Visa contribuir para o incremento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, alicerçados em modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Disciplina semestral.
Tecnologias de Informação e Comunicação – Além do desenvolvimento da literacia digital básica, promove o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI, nomeadamente nas áreas de competências de “Linguagens e textos”, “Informação e comunicação” e “Raciocínio e resolução de problemas”. Disciplina semestral.
Áreas Curriculares Não Disciplinares
Complemento à Educação Artística – Oferta de escola – Componente que permite a frequência de outros domínios da área artística, ao longo do ciclo, cuja oferta é objeto de decisão da escola, bem como a sua organização, o tempo que lhe é destinado e as regras de frequência;
Tutoria de Turma – Ponto de encontro semanal entre a turma e o respetivo diretor, para a realização de assembleias de turma. Para além disso, o Diretor de turma ajudará os alunos a orientar e organizar as tarefas escolares e a desenvolver projetos de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.
Turma Projeto Direção de Turma – Ponto de encontro semanal entre a
turma e o respetivo diretor, para a realização de assembleias de turma. Para além disso, o Diretor de Turma ajudará os alunos a orientar e organizar as tarefas escolares e a desenvolver projetos de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.