Plano Curricular

 

A organização do funcionamento das disciplinas é semestral;

Nas disciplinas de Português, de PLNM e de Matemática, está contemplado no horário um reforço semanal de 50 minutos de componente letiva. Este reforço tem como finalidade o trabalho de competências por níveis, promovendo a diferenciação pedagógica e o enriquecimento curricular;

Currículo Nacional e Currículo Cambridge – reforço curricular de 50 minutos da componente letiva semanal, para a implementação de um sistema de ensino aprendizagem da língua inglesa de padrões elevados, com a utilização de materiais da Cambridge University Press;

 

Cidadania e Desenvolvimento – Visa contribuir para o incremento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, alicerçados em modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social;

 

Tecnologias de Informação e Comunicação – Além do desenvolvimento da literacia digital básica, promove o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI, nomeadamente nas áreas de competências de “Linguagens e textos”, “Informação comunicação” e “Raciocínio e resolução de problemas”;

 

Complemento à Educação Artística – Oferta de escola – Componente que permite a frequência de outros domínios da área artística, ao longo do Ciclo, cuja oferta é objeto de decisão da escola, bem como a sua organização, o tempo que lhe é destinado e as regras de frequência;

 

Tutorias: Serão promovidas tutorias a alunos que delas necessitem dando prioridade aos alunos com RTP.

 

Projeto DT – Ponto de encontro semanal entre a turma e o respetivo diretor, para a realização de assembleias de turma. Para além disso, o Diretor de Turma ajudará os alunos a orientar e organizar as tarefas escolares e a desenvolver projetos de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

 

 

Notas:

– Os projetos interdisciplinares são definidos no início do ano letivo e incluídos nas programações e planificações das disciplinas envolvidas. Os projetos são avaliados no final de cada período/semestre letivo;

 

– No início de cada ano letivo o Gabinete de Psicologia apresenta a proposta de projeto a desenvolver com as turmas, no âmbito do desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos. A implementação deste projeto é avaliada no final de cada período/semestre letivo.