Projeto “Sou Capaz”
Este Projeto surgiu de uma crescente inquietação e de profundas reflexões sobre a nossa sociedade, a nossa escola e do que se passa à nossa volta todos os dias.
Os ritmos “alucinantes” a que os nossos alunos são sujeitos, leva-os a que sejam nervosos, agitados, com problemas de concentração e algumas vezes de aprendizagem. A escola deve ser um local onde eles para além de se sentirem bem e seguros (o que acontece), sintam que são capazes de grandes voos.
O que temos procurado fazer e com muito sucesso, é um trabalho não apenas centrado na Matemática e no Português, mas algo mais virado para as Expressões (artística, musical, dramática), centrado na Educação Emocional, onde o sentir, o entender, o controle emocional, a motivação, a empatia e as habilidades sociais sejam importantes. O excluir de expressões “não sei”, “não sou capaz” para passarmos a ter “eu sou capaz”, “eu consigo” e ver o sorriso na cara dos nossos alunos tem sido uma experiência enriquecedora.
Sem nunca perder de vista as competências de final de ciclo, mas aprofundado outras, de acordo com os interesses da turma, trabalha-se com a finalidade de deixar de ter crianças inseguras, com baixa autoestima e com comportamentos compulsivos.
Uma sala de aula diferente requer uma avaliação diferente, ou seja, os conteúdos são avaliados à medida que são trabalhados, com uma ficha (de uma página, no máximo duas). Desta forma, as crianças ganham mais autoconfiança, pois sentem que são capazes e mantêm-se motivadas e mais focadas no trabalho diário.
Os alunos podem repetir a ficha caso esta não corra bem por qualquer razão, ou caso queiram melhorar a nota. Continuam a fazer um teste por período, nos moldes tradicionais, mas a forma como o abordam e o estudo que realizam é, em tudo, diferente, pois eles sabem que são capazes.
No presente ano letivo, as duas turmas do 3º ano estão abrangidas por este Projeto ao qual demos o nome de “SOU CAPAZ!”.
As turmas trabalham em conjunto, respeitando os ritmos de cada aluno, promovendo competências de autonomia, confiança, respeito, valores, liberdade, excelência, responsabilidade, curiosidade, resolução de problemas, sensibilidades estética e artística, formando alunos que sabem pensar, expor e defender as suas ideias.