Como seria uma aula se os alunos pudessem escolher a matéria pela qual querem começar a trabalhar, tal como se escolhe o que se quer comer quando se vai a um restaurante?
E se pudessem trabalhar os temas em grupo e se o espírito de entreajuda fosse posto em prática quando surgem as dificuldades?
E se planeassem todos os passos para a elaboração de um trabalho a apresentar aos colegas?
E se a professora fosse “apenas” uma orientadora que acompanha os alunos na sua autonomia?
E se, além de tudo isto, os alunos pudessem ser os responsáveis pelo seu grupo, orientando o trabalho e corrigindo os outros quando não estivessem a trabalhar corretamente?
Estes “E se…” foram uma realidade durante uma semana na turma do 1.º B do Colégio Vasco da Gama e o resultado foi muito positivo. Alunos completamente envolvidos no seu trabalho, com um espírito de entreajuda fantástico, com o entusiasmo característico das crianças e de quem quer aprender mais e com uma clara vontade de querer que a escola fosse sempre desta forma.
A semana foi experimental, mas o resultado foi tão bom que a vontade é que seja para continuar!
ATENÇÃO! Este site utiliza cookies para guardar informação no seu computador. Os cookies são essenciais para a utilização do nosso site e para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.
Caso pretenda consentir a sua utilização clique em OK, caso contrário clique Não.OKNãoPolítica de privacidade