TEMA II- a Terra um planeta especial
SITUAÇÃO PROBLEMA
Qual é o futuro do nosso planeta?
UNIDADE 5 - A FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR
Teoria da Nebular
Uma nébula, constituída por gases e poeiras, contraiu e começou a rodar e formou um disco. A parte central originou o protossol e de tempos a tempos soltar-se-ia matéria que iriam originar os planetas.
Kant e Laplace, 1776
ACREÇÃO - aglomeração dos corpos vindos da nebulosa, originando os planetas, satélites, planetas anões, cometas, etc.
5.1.TEORIA NEBULAR (Reformulada)
Uma nebula, constituída por gases e poeiras, começaram a contrair-se pela força gravítica e começaram a rodar, formando um disco achatado com uma massa central. À medida que a velocidade de rotação ia aumentando a massa central também ia, esta massa central vai originar o Protossol. No disco os materiais colidiam uns com os outros agregando-se, originando os planetesimais e estes, por sua vez, originaram os planetas telúricos (mais próximos do protossol), enquanto que os planetas gasosos (mais afastados), resultaram da acreção de gases.
Os planetas telúricos não têm grande quantidade de gases dado que ao se formarem a proximidade do sol este não permitiu a acreção de gases.
Factos que apoiam a teoria:
- A mesma idade para todos os planetas;
-As órbitas elípticas e quase complanares formando um disco rodando no sentido direto;
-Eixo de rotação no mesmo sentido, exceptuando Vénus e Úrano;
-Densidade superior dos planetas telúricos
5.2. PLANETAS, PLANETAS ANÕES E PEQUENOS CORPOS DO SISTEMA SOLAR
CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA SOLAR
PLANETAS
PLANETAS ANÕES
SATÉLITES NATURAIS
ASTERÓIDES
COMETAS
METEORITOS E METEOROS
http://ciencias3c.cvg.com.pt/setimo/unviersoescalas.html
TEORIA GEOCÊNTRICA E E HELIOCÊNTRICA
Teoria Geocêntrica: A
Terra é o centro do Universo, todos os outros astros giram à volta da Terra.
Esta teoria proposta por Aristóteles e Ptolomeu, chegou até ao séc. XVI
Teoria Heliocêntrica: A
Sol é o centro do sistema solar.
Esta teoria nasce com Copérnico, astrónomo polaco, com medo da Inquisição,
Copérnico não a divulgou à comunidade científica. Mais tarde Galileu Galilei
pega nos estudos matemáticos de Copérnico e através da luneta astronómica
confirma a teoria heliocêntrica, observando as fases de Vénus.
5.3- A TERRA - ACREÇÃO E DIFERENCIAÇÃO
Porque razão a Terra e os restantes planetas têm estruturas em camadas concêntricas, sendo o núcleo formado de materiais mais densos e a superfície (crosta) de materiais menos densos?
Os materiais resultantes da aglomeração da nebulosa, por ação da gravidade, pelo choque dos materiais e pela temperatura, iam-se aglomerando formando corpos cada vez maiores e com mais massa e fez crescer os protoplanetas. No interior da nebulosa, pela temperatura mais elevada fez com que o hélio e hidrogénio escapassem para o exterior.
Durante a acreção o impacto dos planetesimais terá originado energia cinética, por outro lado à medida que o planeta crescia, a compressão dos materiais no interior do planeta era cada vez maior e resultava em calor que se acumulava no interior do planeta, dado que não poderia escapar para o espaço, e a desintegração de elementos radioativos emitiam energia. Os materiais como por exemplo o ferro, a estas pressões e temperaturas elevadas fundiram e os mais densos migraram para o interior do planeta e os mais leves para a superfície.
No interior da nebulosa tiveram origem os planetas telúricos e no exterior os planetas gasosos. No interior dos protoplanetas pela temperatura da própria acreção, do choque de meteorítico, contração gravitacional e desintegração dos elementos radiactivos, os materiais fundiram-se e originaram a diferenciação dos materiais por densidades, os materiais mais densos migraram para o interior e os menos densos para a superfície, formando assim as camadas. |
POR DETRÁS DO CÉU - O COMETA
|