Módulo inicial – Diversidade na biosfera

0.2. A célula

A célula é a unidade básica da vida, vida esta que pode ser extremamente simples como por exemplo nos seres unicelulares procariontes e pode ser muito complexa como nos seres pluricelulares eucariontes.

Existe uma grande diversidade de células.  Elas diferem quanto à forma e tamanho, dependendo do organismo a que pertencem e ao  tipo de função que desempenham.

    0.2.1. Unidade estrutural e funcional

Existem, como foi referido, dois tipos de células:

- as procarióticas, as primeiras a aparecerem na Terra há cerca de 3500 Ma que constituem os seres dos reinos Eubatéria e Archeobactéria ( Monera na classificação de Wittaker) não possuem organelos envolvidos por membranas, o núcleo está espalhado pelo citoplasma, não tem membrana nuclear, o nucleóide, e é o local onde se encontra o material genético (DNA);

- as células cujo o núcleo  está envolvido por uma membrana nuclear são as células eucarióticas, mais complexas, com o material genético  no núcleo e com organelos constituídos por membranas. Constituem os seres dos reinos Protista; Fungi, Plantae e Animalia, que se julgam existir na Terra há cerca de 2100Ma.

Bactéria - Ser procarionte, célula procariótica Protista - Ser eucarionte, célula eucariótica

 

Todas as células procarióticas e eucarióticas têm membrana celular ou plasmática, citoplasma, ribossomas e material genético. Entre as  células eucarióticas dos diferentes reinos, existem diferenças, diferenças estas que permitem classificá-los em reinos.

Organelos

e constituintes celulares

Função Procarióticas eucarióticas
Monera Plantae Animalia
Membrana celular, plasmática ou plasmalema Delimita a célula, separando o meio intra do extracelular e controla o movimento de substâncias entre estes meios.
Citoplasma

 

 

 

É constituída por uma massa semifluida (hialoplasma) onde se encontram os organelos celulares
Núcleo

O maior organelo da célula, é delimitado pela membrana nuclear (invólucro nuclear) que é porosa para permitir a comunicação com o citoplasma. No seu interior contém o nucleoplasma (líquido) onde se encontra massas de cromatina, onde está o material genético. Pode conter uma estrutura constituída por proteínas e ácidos nucleicos.
Ribossomas

 

 

 

 

Pequenas estruturas, por vezes, associadas ao retículo endoplasmático e que têm como função a síntese proteica.
Nucleóide Encontra-se disperso pelo citoplasma e contém material genético
Cloroplastos Estrutura formada por uma dupla membrana que contém pigmentos. Organelo onde ocorre a fotossíntese.

bactérias fotossintéticas

Parede celular

Protege e dá estrutura
Vacúolos Rodeados de uma membrana, são reserva de água, gases, açúcares e outras substâncias

grandes

 

pequenos

Centríolos

São microtúbulos que auxiliam na divisão celular
Retículo endoplasmático Sistema membranar constituída por sáculos, vesículas e canículas que tem como função a síntese de proteínas, lípidos e hormonas.
Complexo de Golgi

Conjunto de cisternas e vesículas que tem como função a transformação de proteínas em lípidos e intervém em fenómenos de secreção.
Mitocôndrias

Constituídas por duas membranas (interna e externa), a mais interna invagina-se para o interior. A sua função é a respiração aeróbica, processos que levam à obtenção de energia.
Lisossomas Estruturas esféricas que contém enzimas que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.

Imagens retiradas de : http://www.infoescola.com/,  http://www.escuelapedia.com/, http://www.vestibulandoweb.com.br/, http://imagem.casadasciencias.org/online/34721044/capitulo1.html http://www.enemvirtual.com.br/

 

 

frame incorporada de http://www.wiley.com/legacy/college/boyer/0470003790/animations/cell_structure/cell_structure.htm

 

Vê a diferença em tamanho de diferenças células http://learn.genetics.utah.edu/content/begin/cells/scale/

Interessante e resumido!  http://www.scribd.com/doc/45550493/A-View-of-the-Cell-Handout-Presentation-for-Chapter-7