Sendo o principal objetivo do Colégio a formação integral dos alunos, valorizamos a educação em todas as suas componentes, não só as situações de ensino teórico e prático, mas também as que envolvem os tempos livres e o lazer, através das quais se transmite aos alunos os benefícios físicos e mentais do exercício regular de desportos e de atividades culturais, numa perspetiva de práticas de vida saudável.
Para tal, o colégio proporciona a possibilidade de frequência de um variado leque de atividades de complemento educativo.
No presente ano letivo estão disponíveis as atividades de: Ballet, Dança, Equitação, Futebol, Ginástica Acrobática, Guitarra Clássica, Judo, Karaté, Natação, Teatro e Ténis .
Estabelecemos em 2019 uma parceria com a Crescendo – Escola de Música do Estoril, proporcionando aos alunos do CVG a aprendizagem dos seguintes instrumentos: Canto, Bateria, Guitarra Elétrica, Piano e Violino.
As Atividades terão início a 01 de outubro e terminarão a 30 de junho, para todos os ciclos e níveis de ensino.
A inscrição deve ser feita em impresso próprio e enviada para o email: inscricoes.ace@colegiovascodagama.pt ou entregue na Secretaria Administrativa.
As normas de segurança e higienização implementadas pelo CVG serão cumpridas pelos professores responsáveis das atividades, bem como as respetivas adaptações necessárias face à prática específica de cada atividade.
Os horários estão restritos aos grupos designados.
O acesso aos espaços está condicionado aos professores, alunos e colaboradores não docentes, pelo que solicitamos que os Encarregados de Educação não permaneçam junto dos locais nos quais as atividades decorrem.Para mais informações contactar através do email: actividades@colegiovascodagama.pt
Recomenda-se que os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ano se inscrevam apenas numa Atividade. Os restantes alunos não deverão praticar mais que duas Atividades.
BALLET CLÁSSICO
A aprendizagem do Ballet Clássico interrelaciona três elementos, sendo eles a Técnica, a Música e a Atuação. Pretende-se, por isso, que os alunos adquiram disciplina da mente, do espírito e do corpo. Estes fatores irão permitir que cada um se expresse como indivíduo, artisticamente, sendo algo vantajoso para outros domínios das suas vidas.
Além de ser um divertimento para as crianças, o Ballet permite-lhes adquirir um vasto leque de conhecimentos complementares:
– Ajuda a encontrar a postura correta, a elegância e graciosidade
– Melhora a preparação física e expressão corporal
– Ajuda na concentração e na memória
– Promove a autodisciplina e incentiva a autoconfiança
– Desenvolve a imaginação e a criatividade
– Promove o sentido de ritmo e musicalidade
– Minimiza a timidez e potencia uma postura extrovertida
– Corrige determinados problemas posturais.
DANÇA
“Danço, Logo existo. A criança que livremente se possa mover, descobrir e expressar sem medo, poderá tornar-se no adulto que escolhe ser”.
Mary Joice, 1991
A dança está na moda. Seja nos programas televisivos ou nas películas musicais do cinema internacional, os ritmos e grupos de dança são, cada vez mais, uma constante. No entanto, a dança não se resume a um conjunto de passos coreografados e ensaiados para apresentar a um público. É muito mais do que isso. Ao dançar encontramos um dos dons com o qual fomos beneficiados: o movimento, natural e espontâneo.
Nas aulas de Dança do Colégio Vasco da Gama descobrimos um modo de expressar sentimentos: alegrias e tristezas, medos, desejos e vontades. Cada aluno aprende a conhecer o seu corpo e o espaço que o rodeia. Depois parte para o conhecimento do grupo criando laços de confiança, entreajuda e amizade.
Dançar parece um ato tão natural como respirar. Estar em movimento é estar vivo. Dançamos por instinto, por vontade de comunicar ou apenas pelo prazer de dançar.
EQUITAÇÃO
A Escola de Equitação do Colégio Vasco da Gama iniciou a sua atividade em 1996 e desde então tem-se afirmado como uma mais-valia para todos aqueles que a frequentam e a ela dedicam algum do seu tempo.
Além da iniciação à equitação e ensino de baixa escola, são três as modalidades em competição aqui praticadas:“Pony Club Mounted Games”, simplesmente conhecida por Pony Games, Concurso de Saltos de Obstáculos (C.S.O.) e Horseball.
Os jogos desportivos coletivos são, enquanto instrumentos pedagógicos para a formação da personalidade de uma criança, aliados preciosos e decisivos sempre presentes nos projetos educativos das instituições de referência.
O Futebol, em particular, por ter a expressão mediática que se conhece a nível mundial, reúne, enquanto atividade humana e pedagogicamente orientada, todas as variáveis sociais que importa considerar para que as nossas crianças e jovens tenham um desenvolvimento multilateral e eclético. A solidariedade, a cooperação, o respeito, o esforço, a dedicação e o companheirismo, são apenas algumas das referidas variáveis sociais, presentes nesta atividade de complemento educativo. Do treino à competição, da aprendizagem à profissão, o Futebol mais não é do que uma construção criada à imagem da nossa própria vida. É, no fundo, o espelho da nossa sociedade, é o reflexo de nós mesmos.
GINÁSTICA ACROBÁTICA
É indiscutível a importância das Atividades Gímnicas no desenvolvimento geral das crianças. A esse nível, as atividades gímnicas revestem-se de um aspeto globalizante e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Para além dos evidentes benefícios na estruturação motora da criança, têm uma inigualável componente social, contribuindo para a interação com os colegas, desenvolvimento da autonomia, interajuda e responsabilidade.
Objetivos:
Desenvolvimento geral dos alunos, através da exploração da aprendizagem de destrezas gímnicas;
Participação opcional e voluntária no Quadro Competitivo do Desporto Escolar (competições que incluem alunos de diversas Escolas do Distrito de Lisboa).
A participação dos alunos nas competições do Desporto Escolar tem sido de excelente nível, salientando-se a obtenção de diversos lugares no pódio.
GUITARRA
A atividade de complemento educativo de Guitarra tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma iniciação à guitarra clássica. Esta atividade aborda vários géneros de música, de várias épocas diferentes, e visa desenvolver o gosto pela música, desde a música dita Clássica até aos géneros musicais dos nossos dias como, por exemplo, o Rock. Frequentar esta atividade é contribuir para o desenvolvimento dos dotes musicais, é ter o prazer de descobrir o encanto que existe em ser capaz de se deixar levar a um mundo de acordes que nos transmitirão paz e tranquilidade.
KARATE
Implementado há muitos anos no Colégio, o Karate-Do Shotokai – nome do estilo praticado no CVG – é e será uma escola de formação, desenvolvendo através de uma prática cultural e educativa os princípios e valores da modalidade, contribuindo também para o desenvolvimento psicomotor do jovem atleta.
Sendo uma modalidade completa, o Karaté assegura aos seus praticantes um desenvolvimento muscular harmonioso e um notável equilíbrio nervoso. O seu ensino ministrado por Professores competentes torna-o acessível a todos. Como é do conhecimento geral, a sua prática assume cada vez maior importância na autoconfiança, autocontrolo e autodefesa, sendo também crucial no desenvolvimento dos sentidos do respeito, da honra e dos valores pelo próprio e pelos outros.
NATAÇÃO
Nascida de uma simbiose de fatores entre uma vontade expressa pelo antigo Diretor do Colégio, Dr. João Nabais, e uma equipa técnica distinguida e de reconhecido valor nacional, a equipa de Natação do Colégio Vasco da Gama conta com mais de 20 anos de existência.
O Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama consegue oferecer um leque de oportunidades para todos aqueles que querem abraçar a natação nas suas diferentes vertentes, desde a aprendizagem até ao mais alto nível competitivo, passando também pela manutenção física, pela terapêutica e pelo lazer.
Foram já muitos os alunos que entraram para a Universidade através do percurso de alto rendimento desportivo conquistado enquanto nadadores do CVG. São várias as participações em Campeonatos do Mundo e Europeus e os recordes nacionais, nas diferentes categorias, já ultrapassam as duas dezenas.
Neste momento, a natação do CVG consegue oferecer aos seus alunos paralelamente a capacidade de competir de igual para igual com qualquer outro clube nacional, mas também consegue ensinar todos aqueles que apenas querem aprender a nadar, através de um modelo única e ímpar.
Sempre focado na família e na comunidade envolvente, o Colégio Vasco da Gama permite a prática de natação de pais e filhos em conjunto. Para isso existem aulas no fim do dia e aos sábados de manhã.
O núcleo de Natação do CVG, apesar de estar inserido na estrutura do Colégio, funciona também como um núcleo independente.
A Atividade de Programação Eletrónica e Robótica tem como objetivo desenvolver competências CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) através de projectos envolvendo eletrónica, robôs e linguagens de programação.
É uma atividade que promove o raciocínio, a resolução de problemas e a interdisciplinaridade, permitindo ao aluno envolver-se na conceção e realização de projetos, articulando as diversas áreas, aplicando um pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
Os alunos descobrem a eletrónica através de montagens com componentes reais, da programação através de desafios em que desenvolvem circuitos eletrónicos programáveis com microcontroladores, culminando em robôs que interagem com o mundo real, através de sensores e motores.
TEATRO
A prática do Teatro no contexto escolar é cada vez mais importante, tendo em conta que trabalha diferentes formas de expressão: a expressão corporal, vocal, musical, a escrita e a expressão plástica.
Neste sentido, o Teatro contribui decisivamente para que os alunos desenvolvam competências nos mais variados domínios: no domínio cognitivo, emocional, afetivo, social e no domínio psicomotor.
Na sequência do que se acaba de referir e em conformidade com o Programa de Educação Estética e Artística, a Atividade de Teatro tem como objetivos gerais:
Valorizar o Teatrocomo forma de arte;
Promover a autonomianesta área disciplinar em termos de escolha de estratégias, atividades e recursos adequadas à idade e ao desenvolvimento dos alunos;
Promover o contacto diretocom um conjunto de práticas teatrais;
Fomentar o conhecimentode diferentes correntes dramatúrgicas portuguesas, clássicas e contemporâneas;
Aproximar os jovens de espetáculos teatrais, ampliando a sua cultura dramática, não se pretendendo postular um gosto, mas antes fomentar a capacidade crítica, que possa conduzir a uma escolha livre.
Entre as competências desenvolvidas na Atividade de Teatro, destacaremos as seguintes:
A confiança em si e nos outros
A compreensão dos outros
A capacidade de trabalhar em equipa
A capacidade de argumentar
A expressividade
A criatividade
A concentração e capacidade de abstração
A memória
A Leitura e compreensão de textos
A dicção
A respiração
A escrita
TÉNIS
O Ténis é uma das atividades de complemento educativo de excelência do colégio. Por aqui já passaram grandes nomes, como por exemplo o tenista Frederico Gil!
O ténis é um desporto que pode ser muito divertido e que pode ser jogado entre amigos, a pares ou até sozinho! Vários são os fatores que atraem os alunos para esta modalidade, mas a verdade é que um desporto extremamente completo e, acima de tudo, muito divertido.
No ténis as crianças aprendem a modalidade brincando e desenvolvem de uma forma natural as suas capacidades de destreza física, coordenação motora, concentração e lateralidade.
O Clube de Ténis CVG funciona há mais de 25 anos. Dispõe de 4 courts e funciona de 2ª a 6ª feira, com treinos diários dirigidos aos alunos da Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário.
As aulas de ténis estão abertas também a ex-alunos, adultos e externos.
A Escola de Ténis CVG realiza torneios internos, inter-escolas / Masters e também férias desportivas de Natal, Páscoa e Verão.
ATENÇÃO! Este site utiliza cookies para guardar informação no seu computador. Os cookies são essenciais para a utilização do nosso site e para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.
Caso pretenda consentir a sua utilização clique em OK, caso contrário clique Não.OKNãoPolítica de privacidade