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Galileu Galilei
INTRODUÇÃO
Galileu Galilei é uma das figuras mais marcantes do Renascimento.
O renascimento trouxe um interesse permanente pela investigação e
observação da natureza. Os descobrimentos científicos determinaram uma
mudança radical na concepção da terra e do universo. Pela primeira vez,
a razão e o método experimental evidenciavam a sua superioridade sobre a
tradição, entrando em choque com as teses oficiais da Igreja.
Galileu visualizou não só um Mundo Novo, mas também uma nova perspectiva
sobre todo o Cosmos. A sua forma de analisar os fenómenos naturais e de
os estudar, fizeram dele o pai da ciência moderna, fundador do método
experimental.
O sucesso com que ele aplicou as suas técnicas para analisar os
movimentos, abriu o caminho para a matemática moderna e para a física
experimental.
Galileu foi matemático, físico, astrónomo, naturalista e escritor.
É o autor da célebre fase “E contudo, ela move-se! “ ( Eppur si muove )
uma personagem central na história da Humanidade.
Galileu nasceu em Fevereiro de1564 na cidade de Pisa. O pai, Vicenzo
Galilei, um aristocrata florentino, era compositor, cantor, alaudista,
violinista e também teórico musical. O pai de Galileu possuía também uma
grande aptidão para a matemática, que como se verá adiante terá sido
herdada pelo filho.
Na infância, Galileu demonstrou uma criatividade fora do comum, tendo
imaginado e construindo alguns instrumentos. O pai ensinou-lhe música, e
ele destacou-se como instrumentista, tocando alaúde e órgão.
As primeiras letras foram aprendidas numa escola de monges beneditinos,
e com treze anos Galileu manifestou vontade de seguir a carreira
eclesiástica, mas o pai discordou totalmente.
Anos mais tarde, e para obedecer aos desejos do pai, inscreveu-se na
Universidade de Pisa no curso de Medicina, mas era um péssimo aluno, e
não chegou a concluir o curso.
JOVEM CIENTISTA
Em 1581, com apenas vinte anos, Galileu teve a sua primeira contribuição
científica importante, a lei que rege o movimento do pêndulo. Diz-se que
foi ao observar um candeeiro na catedral de Pisa que fez a descoberta
que o período dos pêndulos era independente da amplitude do movimento.
Mais tarde fez uma aplicação prática desta descoberta, inventando um
pêndulo que servia para os médicos medirem as pulsações dos seus
doentes.
Por esta época, Galileu abandonou o curso de medicina para dedicar-se
exclusivamente ao estudo da matemática, da geometria e da física.
Em 1585 deixou Pisa e foi para Florença, onde se destacou por pesquisa
teóricas em geometria. Em 1586 inventou a balança hidrostática,
utilizada para determinar o peso específicos dos corpos, pesando-os na
água.
Em 1589, devido aos seus estudos na área da matemática, volta a Pisa,
como professor de matemática na Universidade de Pisa.
O MÉTODO EXPERIMENTAL
Galileu pretendia investigar a natureza directamente, com base nos dados
fornecidos pelos sentidos, isto é, na observação e na experiência
empírica. Por outro lado, considerava que para observar a natureza era
necessário conhecer a língua em que estava escrito o “Grande Livro do
Mundo”: a Matemática. Galileu reduzia os problemas a um simples conjunto
de termos, baseados em experiências diárias do senso lógico. Então,
analisava e resolvia-os de acordo com descrições simples de matemática.
É a conjunção destes dois factores, a valorização da experiência e da
matemática, que faz de Galileu o fundador do método experimental.
PRINCIPAIS DESCOBERTAS
Em 1590, Galileu publicou um tratado sobre o movimento ( De Motu ), em
que contraria as leis do movimento de Aristóteles. Segundo Aristóteles,
os corpos mais pesados deveriam cair mais depressa do que os mais
pesados, enquanto que Galileu demonstrou que, no vácuo, todos os corpos
caem com a mesma velocidade, independentemente do seu peso ou forma.
Conta-se que para demonstrar a sua teoria Galileu reuniu os maiores
sábios da Universidade, subiu ao alto de Torre de Pisa e de lá atirou
duas bolas de canhão, de pesos diferentes, que atingiram o solo ao mesmo
tempo. Diz-se que os professores preferiam continuar a acreditar nas
velhas teorias do tempo de Aristóteles, a acreditarem naquilo que os
seus próprios olhos tinham visto.
A partir dessa altura, devido à sua posição em relação às teorias
aristotélicas, Galileu começa a ter problemas na Universidade, acabando
por ser afastado do seu cargo de professor.
Galileu foi o fundador da dinâmica, a ciência que estuda os corpos em
movimento.
Um dos relógios de pêndulo
Em 1592, Galileu foi convidado para professor da Universidade de Pádua.
Durante 18 anos, desenhou pontes, fortalezas e diversas máquinas
militares e inventou instrumentos para diversas medições matemáticas. De
toda a Europa vinham estudantes para ouvirem os seus ensinamentos e
teorias que contrariavam o saber aristotélico.
Em 1609, Galileu tomou conhecimento que um holandês descobriu que,
juntando duas lentes, num tubo, a 30cm uma da outra, conseguia observar
objectos a grande distância.
Galileu construiu então o primeiro telescópio, e foi através deste
instrumento que nasceu a astronomia como ciência.
As primeiras observações astronómicas importantes de Galileu tiveram
como objecto a Lua, e entraram em choque com os ensinamentos de
Aristóteles, que afirmara, séculos antes, que a Lua era uma esfera lisa
dotada de brilho próprio. Galileu observou que a superfície da Lua era
marcada por vales e montanhas e que a luz que dela provinha era
reflectida.
Galileu fez ainda descobertas importantes em relação à Via Láctea, aos
satélites de Júpiter, e à forma peculiar de Saturno. Todos estes factos
vieram defender a teoria heliocêntrica, (defendida por Copérnico), ao
mesmo tempo que aumentavam a fama, mas também os problemas, de Galileu.
GALILEU E A INQUISIÇÃO
Em 1612 a doutrina de Copérnico de que a terra se move em volta do Sol
(Teoria heliocêntrica) foi considerada herética pela Igreja. Em 1616 a
obra copernicana foi proibida, e foram impostas restrições às pesquisas
de Galileu, que foi obrigado a assinar um decreto da Inquisição, que
declarava ser meramente hipotético o sistema heliocêntrico.
Em 1632 é publicada a obra-prima de Galileu, “Diálogo sobre os dois
principais sistemas do mundo “, em que o autor faz a comparação entre o
sistema geocêntrico e o sistema heliocêntrico. Os opositores de Galileu
denunciaram a obra como sendo contrária às Sagradas Escrituras, e em
Outubro desse ano Galileu é chamado a Roma para enfrentar um tribunal do
Santo Ofício, e é proibida a venda da sua obra.
Em Abril de 1633 Galileu compareceu perante uma comissão de cardeais
encarregados de examinarem as acusações que lhe tinham sido feitas.
Durante os dois meses de prisão, ameaçaram-no com torturas, caso não
negasse as suas teorias. Com quase 70 anos e muito doente, Galileu foi
obrigado a negar as suas ideias, sob pena de ser queimado vivo como
herege. Conta-se que depois de se ter retratado do que pensava sobre o
movimento da Terra, não deixou de murmurar em voz baixa:
“Eppur si muove”! (E contudo, ela
move-se!).
ÚLTIMOS ANOS
Galileu passou os últimos anos da sua vida em prisão domiciliária,
escrevendo sobre as leis das forças e do movimento.
Após a conclusão da sua última obra, Galileu perdeu a visão.
Faleceu em Janeiro de 1642, no ano em que nasceu Isaac Newton, que viria
a ser o maior precursor dos estudos que fez durante a sua vida.
OBRAS PUBLICADAS
Durante a sua vida, Galileu escreveu numerosos textos, quer como
cientista, quer textos literários. Galileu, ao contrário daquilo que era
costume à época, escreveu sempre em italiano, e não em latim. Isto
tornava a leitura acessível para um maior número de pessoas. As suas
obras foram divulgadas por toda a Europa, e mesmo depois de a sua
publicação ter sido proibida pela Igreja continuaram a ser divulgadas.
Algumas das obras publicadas:
- Considerazioni sulla Gerusalemme liberata ( Considerações sobre a
Jerusalém libertada ) – 1586
- De Motu (Sobre o movimento )- 1590
- De Motu Accelerato (Sobre o movimento acelerado )-1604
-Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas )- 1610
-Discurso sobre as Coisas que estão sobre a Água – 1612
-Istoria e dimostrazione intorno alle machie solares ( Historia e
demonstração em torno das manchas solares ) – 1613
-Discurso sobre o Fluxo e o Refluxo do Mar- 1616
- Il Saggiatore ( O Ensaísta ) – 1623
-Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo ( Diálogo sobre os dois
maiores sistemas do mundo )-1623
-Discorsi i dimostrazioni matematiche a due nuove scienze ( Discursos e
demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências ) – 1638
CONCLUSÃO
A importância histórica de Galileu é muito grande, tanto que as suas
descobertas em física e astronomia fizeram com que as teorias de
Aristóteles, então amplamente aceites, de que o mundo celeste era
perfeito e imutável, fossem rejeitadas e todo a filosofia aristotélica
posta em causa.
Galileu marcou definitivamente um novo caminho para a ciência, que
assenta nos seguintes aspectos:
-Matemático : as relações entre os parâmetros são quantitativas.
-Experimental : não apenas na observação diária, mas em submeter a
Natureza a situações e manipulações artificiais ( experiências ), que
são teste final das hipóteses.
Galileu escreveu : “… o livro da Natureza está escrito em caracteres
matemáticos… sem um conhecimento dos mesmos os homens não poderão
compreendê-lo. “
Em 12 de Setembro de 1982, ao visitar a Universidade de Pádua, o Papa
João Paulo II retirou as acusações de heresia feitas pela Inquisição
contra Galileu, e em Novembro de 1992 reabilitou-o definitivamente,
reconhecendo-o como um génio do Renascimento.
Ao estudar a vida de Galileu Galilei concluo que:
Galileu foi um dos grandes génios do Renascimento.
Foi ele que desenvolveu o método científico.
Foi ele que pela primeira vez salienta a importância da matemática como
base de todas as ciências exactas.
FONTES UTILIZADAS
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http://.niltoncanto.com
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http://www.cl-vasco-gama.rcts.pt/.br/biografias/galileu.html
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http://web.rcts.pt/~pr1207/galileugalilei.htm
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http://www.ciencia.pro.br/users/Erasmo/galileu.htm
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http://www.brasil.terravista.pt/Magoito/2430/GALILEU%GALILEI.htm
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http://www.fortunecity.com/tatooine/sevalan/272/galileu.htm
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http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminário/galileu/pensamento.htm
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http://www.imss.firenze.it/museo/b/igalilg.html
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http://Euclides.if.usp.br/~fmt405/apostila/renasc7/node6.htlm
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http://www.astronanet.hpg.ig.com.br/fusologos/galileu.htm
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http://www.historiadorenascimento.hpg.ig.com.br/
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http://www.malhatlantica.pt/jorgefborges/renascim.htm
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http://www.hystoria.hpg.ig.com.br/renasc2.html
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http://www.odhinns.ig.com.br/renascimento.htm
- http://www.galileo-galilei.org/ pictures-galileo-galilei.html
-http://www.newgenevacenter.org/reference/ renaiss-reform2.htm
-http://www.sabuco.org/iwork.html
-http://www.comune.pisa.it/.../galileo/ biografgalilei.htm
-http://www.pbs.org/wgbh/nova/ galileo/science.html |
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