JOVENS HISTORIADORES

 

Galileu Galilei

 

 

INTRODUÇÃO



Galileu Galilei é uma das figuras mais marcantes do Renascimento.

O renascimento trouxe um interesse permanente pela investigação e observação da natureza. Os descobrimentos científicos determinaram uma mudança radical na concepção da terra e do universo. Pela primeira vez, a razão e o método experimental evidenciavam a sua superioridade sobre a tradição, entrando em choque com as teses oficiais da Igreja.

Galileu visualizou não só um Mundo Novo, mas também uma nova perspectiva sobre todo o Cosmos. A sua forma de analisar os fenómenos naturais e de os estudar, fizeram dele o pai da ciência moderna, fundador do método experimental.

O sucesso com que ele aplicou as suas técnicas para analisar os movimentos, abriu o caminho para a matemática moderna e para a física experimental.

Galileu foi matemático, físico, astrónomo, naturalista e escritor.

É o autor da célebre fase “E contudo, ela move-se! “ ( Eppur si muove ) uma personagem central na história da Humanidade.



Galileu nasceu em Fevereiro de1564 na cidade de Pisa. O pai, Vicenzo Galilei, um aristocrata florentino, era compositor, cantor, alaudista, violinista e também teórico musical. O pai de Galileu possuía também uma grande aptidão para a matemática, que como se verá adiante terá sido herdada pelo filho.

Na infância, Galileu demonstrou uma criatividade fora do comum, tendo imaginado e construindo alguns instrumentos. O pai ensinou-lhe música, e ele destacou-se como instrumentista, tocando alaúde e órgão.

As primeiras letras foram aprendidas numa escola de monges beneditinos, e com treze anos Galileu manifestou vontade de seguir a carreira eclesiástica, mas o pai discordou totalmente.

Anos mais tarde, e para obedecer aos desejos do pai, inscreveu-se na Universidade de Pisa no curso de Medicina, mas era um péssimo aluno, e não chegou a concluir o curso.



JOVEM CIENTISTA



Em 1581, com apenas vinte anos, Galileu teve a sua primeira contribuição científica importante, a lei que rege o movimento do pêndulo. Diz-se que foi ao observar um candeeiro na catedral de Pisa que fez a descoberta que o período dos pêndulos era independente da amplitude do movimento. Mais tarde fez uma aplicação prática desta descoberta, inventando um pêndulo que servia para os médicos medirem as pulsações dos seus doentes.

Por esta época, Galileu abandonou o curso de medicina para dedicar-se exclusivamente ao estudo da matemática, da geometria e da física.

Em 1585 deixou Pisa e foi para Florença, onde se destacou por pesquisa teóricas em geometria. Em 1586 inventou a balança hidrostática, utilizada para determinar o peso específicos dos corpos, pesando-os na água.

Em 1589, devido aos seus estudos na área da matemática, volta a Pisa, como professor de matemática na Universidade de Pisa.





O MÉTODO EXPERIMENTAL

Galileu pretendia investigar a natureza directamente, com base nos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, na observação e na experiência empírica. Por outro lado, considerava que para observar a natureza era necessário conhecer a língua em que estava escrito o “Grande Livro do Mundo”: a Matemática. Galileu reduzia os problemas a um simples conjunto de termos, baseados em experiências diárias do senso lógico. Então, analisava e resolvia-os de acordo com descrições simples de matemática.

É a conjunção destes dois factores, a valorização da experiência e da matemática, que faz de Galileu o fundador do método experimental.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS





Em 1590, Galileu publicou um tratado sobre o movimento ( De Motu ), em que contraria as leis do movimento de Aristóteles. Segundo Aristóteles, os corpos mais pesados deveriam cair mais depressa do que os mais pesados, enquanto que Galileu demonstrou que, no vácuo, todos os corpos caem com a mesma velocidade, independentemente do seu peso ou forma.

Conta-se que para demonstrar a sua teoria Galileu reuniu os maiores sábios da Universidade, subiu ao alto de Torre de Pisa e de lá atirou duas bolas de canhão, de pesos diferentes, que atingiram o solo ao mesmo tempo. Diz-se que os professores preferiam continuar a acreditar nas velhas teorias do tempo de Aristóteles, a acreditarem naquilo que os seus próprios olhos tinham visto.

A partir dessa altura, devido à sua posição em relação às teorias aristotélicas, Galileu começa a ter problemas na Universidade, acabando por ser afastado do seu cargo de professor.

Galileu foi o fundador da dinâmica, a ciência que estuda os corpos em movimento.


Um dos relógios de pêndulo



Em 1592, Galileu foi convidado para professor da Universidade de Pádua.

Durante 18 anos, desenhou pontes, fortalezas e diversas máquinas militares e inventou instrumentos para diversas medições matemáticas. De toda a Europa vinham estudantes para ouvirem os seus ensinamentos e teorias que contrariavam o saber aristotélico.

Em 1609, Galileu tomou conhecimento que um holandês descobriu que, juntando duas lentes, num tubo, a 30cm uma da outra, conseguia observar objectos a grande distância.

Galileu construiu então o primeiro telescópio, e foi através deste instrumento que nasceu a astronomia como ciência.

As primeiras observações astronómicas importantes de Galileu tiveram como objecto a Lua, e entraram em choque com os ensinamentos de Aristóteles, que afirmara, séculos antes, que a Lua era uma esfera lisa dotada de brilho próprio. Galileu observou que a superfície da Lua era marcada por vales e montanhas e que a luz que dela provinha era reflectida.

Galileu fez ainda descobertas importantes em relação à Via Láctea, aos satélites de Júpiter, e à forma peculiar de Saturno. Todos estes factos vieram defender a teoria heliocêntrica, (defendida por Copérnico), ao mesmo tempo que aumentavam a fama, mas também os problemas, de Galileu.

 

 



GALILEU E A INQUISIÇÃO

 





Em 1612 a doutrina de Copérnico de que a terra se move em volta do Sol (Teoria heliocêntrica) foi considerada herética pela Igreja. Em 1616 a obra copernicana foi proibida, e foram impostas restrições às pesquisas de Galileu, que foi obrigado a assinar um decreto da Inquisição, que declarava ser meramente hipotético o sistema heliocêntrico.

Em 1632 é publicada a obra-prima de Galileu, “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo “, em que o autor faz a comparação entre o sistema geocêntrico e o sistema heliocêntrico. Os opositores de Galileu denunciaram a obra como sendo contrária às Sagradas Escrituras, e em Outubro desse ano Galileu é chamado a Roma para enfrentar um tribunal do Santo Ofício, e é proibida a venda da sua obra.

Em Abril de 1633 Galileu compareceu perante uma comissão de cardeais encarregados de examinarem as acusações que lhe tinham sido feitas. Durante os dois meses de prisão, ameaçaram-no com torturas, caso não negasse as suas teorias. Com quase 70 anos e muito doente, Galileu foi obrigado a negar as suas ideias, sob pena de ser queimado vivo como herege. Conta-se que depois de se ter retratado do que pensava sobre o movimento da Terra, não deixou de murmurar em voz baixa: “Eppur si muove”! (E contudo, ela move-se!).



ÚLTIMOS ANOS



Galileu passou os últimos anos da sua vida em prisão domiciliária, escrevendo sobre as leis das forças e do movimento.

Após a conclusão da sua última obra, Galileu perdeu a visão.

Faleceu em Janeiro de 1642, no ano em que nasceu Isaac Newton, que viria a ser o maior precursor dos estudos que fez durante a sua vida.





OBRAS PUBLICADAS

Durante a sua vida, Galileu escreveu numerosos textos, quer como cientista, quer textos literários. Galileu, ao contrário daquilo que era costume à época, escreveu sempre em italiano, e não em latim. Isto tornava a leitura acessível para um maior número de pessoas. As suas obras foram divulgadas por toda a Europa, e mesmo depois de a sua publicação ter sido proibida pela Igreja continuaram a ser divulgadas.

Algumas das obras publicadas:

- Considerazioni sulla Gerusalemme liberata ( Considerações sobre a Jerusalém libertada ) – 1586

- De Motu (Sobre o movimento )- 1590

- De Motu Accelerato (Sobre o movimento acelerado )-1604

-Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas )- 1610

-Discurso sobre as Coisas que estão sobre a Água – 1612

-Istoria e dimostrazione intorno alle machie solares ( Historia e demonstração em torno das manchas solares ) – 1613

-Discurso sobre o Fluxo e o Refluxo do Mar- 1616

- Il Saggiatore ( O Ensaísta ) – 1623

-Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo ( Diálogo sobre os dois maiores sistemas do mundo )-1623

-Discorsi i dimostrazioni matematiche a due nuove scienze ( Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências ) – 1638





CONCLUSÃO



A importância histórica de Galileu é muito grande, tanto que as suas descobertas em física e astronomia fizeram com que as teorias de Aristóteles, então amplamente aceites, de que o mundo celeste era perfeito e imutável, fossem rejeitadas e todo a filosofia aristotélica posta em causa.

Galileu marcou definitivamente um novo caminho para a ciência, que assenta nos seguintes aspectos:

-Matemático : as relações entre os parâmetros são quantitativas.

-Experimental : não apenas na observação diária, mas em submeter a Natureza a situações e manipulações artificiais ( experiências ), que são teste final das hipóteses.

Galileu escreveu : “… o livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos… sem um conhecimento dos mesmos os homens não poderão compreendê-lo. “

Em 12 de Setembro de 1982, ao visitar a Universidade de Pádua, o Papa João Paulo II retirou as acusações de heresia feitas pela Inquisição contra Galileu, e em Novembro de 1992 reabilitou-o definitivamente, reconhecendo-o como um génio do Renascimento.



Ao estudar a vida de Galileu Galilei concluo que:

Galileu foi um dos grandes génios do Renascimento.

Foi ele que desenvolveu o método científico.

Foi ele que pela primeira vez salienta a importância da matemática como base de todas as ciências exactas.



FONTES UTILIZADAS



- http://.niltoncanto.com


- http://www.cl-vasco-gama.rcts.pt/.br/biografias/galileu.html

- http://web.rcts.pt/~pr1207/galileugalilei.htm

- http://www.ciencia.pro.br/users/Erasmo/galileu.htm

- http://www.brasil.terravista.pt/Magoito/2430/GALILEU%GALILEI.htm


- http://www.fortunecity.com/tatooine/sevalan/272/galileu.htm


- http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminário/galileu/pensamento.htm

- http://www.imss.firenze.it/museo/b/igalilg.html


- http://Euclides.if.usp.br/~fmt405/apostila/renasc7/node6.htlm


- http://www.astronanet.hpg.ig.com.br/fusologos/galileu.htm


- http://www.historiadorenascimento.hpg.ig.com.br/


- http://www.malhatlantica.pt/jorgefborges/renascim.htm


- http://www.hystoria.hpg.ig.com.br/renasc2.html


- http://www.odhinns.ig.com.br/renascimento.htm



- http://www.galileo-galilei.org/ pictures-galileo-galilei.html

-http://www.newgenevacenter.org/reference/ renaiss-reform2.htm


-http://www.sabuco.org/iwork.html


-http://www.comune.pisa.it/.../galileo/ biografgalilei.htm


-http://www.pbs.org/wgbh/nova/ galileo/science.html