A Educação Pré-Escolar no Colégio estrutura-se de acordo com as diferentes áreas de conteúdo que são consideradas enquanto referências para o planeamento e avaliação das diversas atividades educativas. Neste sentido, o educador promove a articulação das diferentes áreas de forma a potenciar a transversalidade de conteúdos que se traduz em aprendizagens significativas. Nesta tarefa, o educador assume a missão de estimular a procura de respostas que vão ao encontro dos interesses e necessidades da criança. A construção e a gestão do currículo são da responsabilidade de cada educadora, em colaboração com a equipa que lidera a Educação Pré-Escolar e com a Direção do Colégio.
Neste processo de planificação e aprendizagem a criança é um sujeito ativo, no qual se assume como construtora do seu próprio conhecimento.
Através de uma abordagem transdisciplinar, trabalhamos as áreas de conteúdo de forma integrada, sendo que estas surgem conectadas a uma temática e muitas vezes aliadas em projetos de investigação, complementando-se.
a) Área de Formação Pessoal e Social
Pretendemos que as nossas crianças sejam capazes de crescer a exercer uma cidadania consciente, responsável e que saibam defender os seus pontos de vista de forma construtiva. Para que tal aconteça, afirmamo-nos como um Colégio que defende os valores familiares, valorizando o respeito, a disciplina e o bem-estar emocional. Nesta área são desenvolvidos conceitos e competências como a construção da identidade e da autoestima, a independência e autonomia, a consciência de si como aprendente e a convivência democrática e cidadania.
b) Área de Expressão e Comunicação
Domínio da Educação Física
Neste domínio, e numa perspetiva globalizante, pretende-se que as crianças desenvolvam progressivamente a consciência e o domínio do seu corpo, bem como sejam capazes de se movimentar numa relação consigo próprias, com o espaço, com os outros e com os objetos. Para desenvolver tais competências de uma forma ainda mais eficaz e focada, o Colégio dispõe de um docente especializado que se dedica inteiramente a esta área curricular.
• Natação
A natação é o desporto que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses de vida e, neste sentido, o Colégio valoriza e promove esta atividade desportiva, enquanto conteúdo letivo.
Praticada de forma lúdica, o docente formado e especializado nesta área desenvolve um trabalho que potencia a aquisição de técnicas e a adaptação ao meio aquático, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças.
• Domínio da Educação Artística
Este domínio é constituído por diversas linguagens artísticas, focando-se no enriquecimento das possibilidades de expressão e comunicação das crianças. Tal concretiza-se com o acesso frequente à arte e à cultura artística, através de diferentes instrumentos, materiais e técnicas, desenvolvendo a criatividade e o sentido estético.
• Subdomínio das Artes Visuais
As atividades propostas nesta área visam possibilitar à criança liberdade de expressão, no sentido em que lhe são fornecidos materiais e instrumentos com o objetivo de desenvolverem a imaginação, as possibilidades de criação, através da exploração de novas técnicas e materiais, e
estimular a consciência crítica sobre a arte, descrevendo-a, analisando-a e refletindo sobre a mesma.
• Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro
A Expressão Dramática surge como forma de comunicação onde o gesto e o movimento do corpo, assim como a expressão facial, ligados à utilização de objetos, dão vida a situações reais ou imaginárias criadas pelas crianças que assumem o papel de atores nos seus jogos simbólicos. Estas representações são uma excelente forma de exploração do sentido de si próprio e de descoberta dos outros. As atividades propostas focam-se, essencialmente, nas representações através da mímica e na dramatização de vivências do quotidiano.
• Subdomínio da Música
Dentro da área das Expressões, procuramos estimular e cativar a criança para um sentido musical rico e apurado através do contacto com diferentes formas musicais que possibilitam uma continuidade das emoções e afetos experienciados.
São desenvolvidas diversas atividades, desde a exploração de canções, ao contacto e manipulação de instrumentos musicais até à realização de coreografias. Estas propostas pretendem estimular o desenvolvimento de uma prática do ouvir, “fazer” música e do experimentar e criar música
e ambientes sonoros.
Além das atividades planificadas e dinamizadas pelas Educadoras, o Colégio dispõe de um professor especializado para iniciar a exploração musical a partir dos 3 anos.
• Subdomínio da Dança
Intimamente ligada às outras expressões, a Dança surge como um veículo que fornece o desenvolvimento motor, pessoal e emocional, bem como o trabalho colaborativo com objetivos comuns.
As propostas realizadas neste âmbito possibilitam a criação e aprendizagem de formas de movimento expressivo, assim como o contacto e observação de diferentes manifestações coreográficas. Tais experiências fomentam o desenvolvimento de inúmeras competências ligadas às outras áreas.
Estas atividades também são complementadas pelo docente responsável pelas aulas de Música.
• Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
O desenvolvimento da linguagem oral e escrita deve ser tido em conta como um processo que se inicia muito precocemente, ainda antes do ensino formal estar presente na vida das crianças. As competências ligadas à comunicação são construídas nos diferentes contextos das crianças, através das experiências que vão vivenciando. Estas aprendizagens estão intimamente ligadas com a construção do conhecimento noutras áreas, uma vez que sem a comunicação não é possível aprender os diferentes conceitos e, ao mesmo tempo, as diferentes propostas das outras áreas potenciam o desenvolvimento das capacidades comunicativas. São exploradas várias competências e conceitos abrangidos por este domínio, nomeadamente a comunicação oral, a consciência linguística, a funcionalidade da linguagem escrita e a sua utilização em contexto, a identificação de convenções da escrita, o prazer e a motivação para ler e escrever.
Como forma de desenvolver um trabalho articulado e criterioso, o Colégio desenvolve o Projeto “No mundo da Letras”, cujo principal objetivo assenta no desenvolvimento das competências orais e escritas numa perspetiva de promoção da Consciência Fonológica, da relação entre linguagem oral e escrita, do sucesso na aprendizagem futura e da prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem.
• Inglês
Nesta área pretende-se que as crianças tenham contacto com a Língua Inglesa. As aulas são lecionadas por um professor especializado e têm um caráter dinâmico, despertando o gosto e interesse por uma língua estrangeira. Promove-se o desenvolvimento de competências linguísticas através de material multimédia, jogos, rimas e músicas, utilizando os manuais e materiais da Cambridge University Press.
• Domínio da Matemática
Os conceitos matemáticos começam a ser trabalhados na Educação Pré-Escolar de forma natural, para que as crianças os vivenciem e adquiram conhecimentos a partir de situações do quotidiano. É sabido que os conteúdos matemáticos adquiridos na idade pré-escolar influenciam
positivamente o percurso escolar das crianças, uma vez que é nesta idade que se constrói uma base para consolidar aprendizagens posteriores. São estimulados diferentes conceitos e competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, noções espácio-temporais, conhecimento do número e relação entre os mesmos, cálculo mental e noções de grandeza. Para um melhor desempenho em algumas destas áreas o C.V.G. dispõe de materiais próprios (Cubos-Barras de Cor e Calculador Multibásico) que suportam e ajudam em algumas aprendizagens nas turmas dos 5 anos.
c) Área do Conhecimento do Mundo
Na área de Conhecimento do Mundo, desenvolvemos atividades para os alunos que possibilitem uma maior compreensão e perceção do mundo que as rodeia, abrangendo aprendizagens das diversas ciências naturais e humanas. Questões como a introdução à metodologia científica, a abordagem às ciências, o conhecimento do mundo social e do mundo físico e natural e a utilização das tecnologias são exploradas nesta área, indo ao encontro das necessidades sentidas e dos interesses manifestados pelas crianças.
Em toda a prática educativa, as diferentes áreas e domínios e respetivos conteúdos são explorados de forma integrada e transversal, tornando as experiências extremamente positivas, enriquecedoras e significativas para as crianças. Muitas das aprendizagens surgem também em
contextos de projetos de investigação, que vão de encontro às necessidades e interesses das crianças.
A ludicidade no quotidiano pré-escolar do Colégio Vasco da Gama é a estratégia primordial para que as crianças construam as suas aprendizagens de uma forma ativa. Se para muitos o brincar é apenas um entretenimento, na verdade é só a atividade mais rica e completa em termos pedagógicos que uma criança pode experienciar.