COLÉGIO VASCO DA GAMA

Prova de Língua Portuguesa

 

Objectivos: avaliar a interpretação, a escrita e a atenção, partindo do estudo d’Os Lusíadas;

              avaliar conhecimentos acerca da origem e evolução da Língua Portuguesa.

 

Nome: ________________________ 9º ano; Turma__; Nº: __

Professor: José Manuel Cobrado

 


             Antes de responderes, lê o excerto, já analisado nas aulas, e as perguntas que se seguem.

 

 

 

EXCERTO

 

Não acabava, quando hua figura

Se nos mostra nos ar, robusta e válida,

De disforme e grandíssima estatura;

O rosto carregado, a barba esquálida,

Os olhos encovados, e a postura

Medonha e má e a cor terrena pálida;

Cheios de terra e crespos os cabelos,

A boca negra, os dentes amarelos.

 

 

“Eu sou aquele oculto e grande Cabo

A quem chamais vós outros Tormentório,

Que nunca a Ptolomeu, Pompónio, Estrabo,

Plínio,  e quantos passaram, fui notório.

Aqui toda a  Africana costa acabo

Neste meu nunca visto Promontório,

Que pera o Pólo Antárctico se estende,

A que vossa ousadia tanto ofende!

 

Luís de Camões, Os Lusíadas


 

         I

 

                                                          PERGUNTAS

 

1. Localiza este excerto na estrutura interna do poema.

 

     1.1. Partindo dos episódios já lidos e analisados nas aulas, aponta

·      um simbólico

 

·      um pictórico

 

 

  1.1.1. Justifica as afirmações anteriores.

2. Refere o poder sugestivo de um recurso estilístico retirado deste excerto.

 

3. É possível, nalgum passo d’Os Lusíadas, identificar uma crítica(implícita ou explícita) à cobiça desenfreada e incontrolada dos homens. Justifica a tua opinião, fundamentando-te nos passos da obra que estudaste.

 

4. Recorda o episódio “O Adamastor” e explica as três perspectivas pelas quais pode ser encarado esse célebre personagem.

 

    

5. Divide e classifica as seguintes orações:

    “Camões conheceu profundamente a alma do povo português e diz que levará longe esse sentimento”.

 

     5.1. Transcreve as palavras sublinhadas e classifica-as sintacticamente.

 

6. Identifica as seguintes figuras de estilo retiradas d’Os Lusíadas :

·      “...sois senhor supremo”(I,10,v.6)

 

·      “Dai-me...(I,4,v.5)

      Dai-me...”(I,5,v. 1 e 5)

 

·      “Caso triste e dino de memória,

      Que do sepulcro os homens desenterra” (III,118)

 

·      “Tirar Inês ao mundo determina” (III,123)

 

7. Lê atentamente o seguinte poema de José Saramago:

 

FALA  DO VELHO DO RESTELO AO ASTRONAUTA

 

Aqui, na terra, a fome continua,

A miséria, o luto, e outra vez a fome.

Acendemos cigarros em fogos de napalme

E dizemos amor sem saber o que seja.

Mas fizemos de ti a prova da riqueza

Ou talvez da pobreza, e da fome outra vez,

E pusemos em ti nem eu sei que desejo

De mais alto que nós, e melhor, e mais puro.

No jornal soletramos, de olhos tensos,

Maravilhas de espaço e de vertigem:

Salgados oceanos que circundam

Ilhas mortas de sede, onde não chove.

Mas o mundo, astronauta, é boa mesa

(E as bombas de napalme são brinquedos),

Onde come, brincando, só a fome,

Só a fome, astronauta, só a fome.

 

(in “Os Poemas Possíveis” de José Saramago)

 

 

7.1. Relaciona o episódio do Velho do Restelo com o poema de José Saramago.

     Redige correctamente o teu comentário, tendo em conta a actualidade e a pertinência das mensagens.

                                                                                             

II

 

   1.Espalhado por todos os continentes, o PORTUGUÊS é falado por cerca de 200 milhões de pessoas. Na sua origem está o LATIM.

 

      1.1. Quais os países da Comunidade Europeia cujas línguas têm origem no latim?

      1.2. Aponta um dos factores que contribuiu para a diversificação das línguas românicas ou novilatinas.

      1.3. Distingue estrato de substrato e exemplifica.

      1.4. Indica o (s) fenómeno (s) fonético (s) acontecido entre cada fonema destacado em cada par de palavras:

 

a)   acumen > gume  b) speculu > espelho   c) opera > obra   d) amore> amor

e) creo > creio

 

   1.5.Os étimos latinos arena e mater deram, cada um deles, duas palavras. Quais foram as palavras  e como se chamam essas palavras?

 

III

             Recorda o que dissemos nas aulas sobre “A ORIGEM E EVOLUÇÃO” da Língua Portuguesa e comenta este pequeno texto:

 

           A língua nunca está parada, evolui constantemente no tempo.

            Sem ultrapassar as dez linhas comenta a afirmação anterior, justificando “a morte” de umas palavras e “o nascimento” de outras.

 

BOA SORTE E UMA PÁSCOA CHEIA DE AMÊNDOAS DE FELICIDADE!!!

 

 

 

 

Algumas sugestões para as tuas respostas (passa com o rato em cima)

 

 

     1.O excerto situa-se na narração,  no plano da viagem e no plano do maravilhoso.

1.1.  Simbólico: O Adamastor é simbólico e A Tempestade é um episódio pictórico.

1.1.1.      O Adamastor é simbólico porque simboliza os perigos e todo o género de dificuldades que os portugueses tiveram de vencer para chegarem à Índia;  A Tempestade é um episódio pictórico, pois tem como pano de fundo a natureza, o mar.

     2  . Retiro uma personificação: “Eu sou aquele oculto e grande Cabo,”

Esta personificação dá mais vida e realismo ao Adamastor, transformando-o numa figura estranha e ameaçadora.

3.      Sim, no episódio do Velho do Restelo. Este condena todos aqueles que se aproveitam dos descobrimentos para aumentarem o seu prestígio pessoal, à custa da destruição de outros. O Velho do Restelo é um eco de todos os anónimos que se queixam por perderem os familiares, por verem as suas famílias destruídas e tantos outros males.

4.      Geograficamente,  O Adamastor é um monte, o Cabo das Tormentas; mitologicamente, é um gigante apaixonado por Tétis que vive eternamente frustrado por não poder concretizar o seu sonho amoroso; simbolicamente, representa todas as forças cósmicas que os portugueses tiveram de vencer para chegarem à Índia. Ao destruirem o gigante, os portugueses transformam-se em verdadeiros heróis e reduzem-no a “anti-herói”, simbolizando o domínio total dos mares por parte dos lusos.

5.      Camões conheceu profundamente a alma do povo português = oração subordinante

e diz = oração coordenada copulativa

que levará longe esse sentimento = oração subordinada integrante

      5.1. Camões = sujeito

                  conheceu = predicado

                  profundamente = complemento circunstancial de modo

                  a alma = complemento directo

                  do povo português = complemento determinativo

                  levará = predicado

                  longe = complemento circunstancial de lugar (aonde)

6.

·        Aliteração

·        Anáfora

·        Hipérbole

·        Eufemismo

 

7. Resposta livre

 

II

 

1.1.  Esses países são: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e Luxemburgo.

1.2.  Um dos factores foi a romanização em épocas diferentes.

1.3.  Estrato é uma língua que se impõe a todas as outras  (Latim, Português); o substrato foi uma língua que existiu, mas acabou por desaparecer, deixando algumas marcas (Céltico).

1.4.  a) aférese e apócope

b)  prótese

c)   síncope

d)  apócope

e)   epêntese

 

1.5.  arena deu origem a arena e areia; mater deu origem a madre e mãe. Tanto num caso como noutro, são palavras divergentes.

 

III

Resposta livre ( poderás servir-te da fotocópia do professor sobre este assunto e tirares algumas ideias)