Sistema Neuro-hormonal
A unidade básica da vida, é como tu sabes a célula, um conjunto de células especializadas numa determinada função constituí um órgãos, um conjunto de órgãos que trabalham para um mesmo fim constitui um sistema, o conjunto de sistemas que trabalham em interacção, constituem o ser vivo.
O homem é a mais perfeita máquina da natureza e para facilitar o seu estudo dividimos o corpo humanos em sistemas. O sistema que coordena todos os outros é o Sistema Neuro-hormonal.
A coordenação da actividade do organismo faz-se de duas formas, através do sistema nervoso e do sistema endócrino (hormonal).
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é constituído por células nervosas, os neurónios e divide-se em : Sistema Nervoso Central (SNC), constituído pelo encéfalo e espinal medula, e o Periférico, constituído pelos nervos e gânglios.
MORFOLOGIA e FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Encéfalo- Localiza-se no crânio, está ligado à espinal medula e é constituído pelo cérebro, cerebelo e bolbo raquidiano.
Cérebro- divide-se me 2 HEMISFÉRIOS cerebrais ligados pelo CORPO CALOSO constituídos por fibras nervosas (conjunto de axónios e bainha mielina, ver mais à frente).
imagem http://www.auladeanatomia.com/neurologia/telencefalo.htm
A parte superior do cérebro é o CORTÉX CEREBRAL (popularmente designamos por massa cinzenta), que é constituído pelas numerosas circunvoluções que contém as zonas especializadas. Cerca de 25% do Cortéx têm funções específicas sensitivas (audição, visão..) e motoras os restantes 75% são zonas de processamento de informação, muito importantes no raciocínio e imaginação.
Bolbo raquidiano- faz a ligação à espinal medula e controla o ritmo cardíaco, respiratório e a pressão sanguínea.
Cerebelo- Situa-se na parte posterior, inferior, da cabeça e controla a coordenação dos movimentos.
Espinal Medula- Inicia-se no bolbo raquidiano e desce pela coluna vertebral no canal raquidiano (canal que resulta da sobreposição das vértebras) que serve de protecção, assim como, as meninges que são 3 membranas que a revestem (Pia-máter, Aracnóide e Dura-máter). Tem cerca de 50cm de comprimento e 1cm de espessura, é esbranquiçada. Faz a comunicação com diferentes órgãos do corpo através de 31 pares de nervos raquidianos.
(A meningite é uma inflamação das meninges provocadas por bactérias ou vírus).
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Nervos (cranianos e Raquidianos)
Nervos cranianos que partem do encéfalo para toda a cabeça, exemplo para os órgãos dos sentidos. São responsáveis pela inervação dos órgãos dos sentidos, músculos da face e da faringe. São 12 pares.
Nervos raquidianos que nascem na espinal medula e ramificam-se por todo o corpo. São responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e de partes da cabeça. Formam um total de 31 pares divididos em: 8 pares cervicais, 12 pares torácicos, 5 pares lombares, 5 pares sacrais, 1 par coccigeano.
Gânglios são aglomerados de corpos celulares dos neurónios (células nervosas)