4-Regulação nos seres vivos
4.1. Regulação nervosa e hormonal em animais
Coordenação Hormonal
O sistema nervoso fornece ao sistema endócrino informações sobre o meio externo
que o ser se encontra, e com isto o sistema endócrino regula a resposta que o
organismo dá internamente à informação recebida do meio externo. Estes dois
sistemas trabalham de forma a que haja coordenação e regulação das respostas
internas em manter a homeostasia.
O sistema hormonal ou endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas que produzem as hormonas As glândulas endócrinas. Chamam-se endócrinas porque a secreção das hormonas é lançada diretamente no sangue ou na hemolinfa (invertebrados) para as células - alvo. Distinguem-se das glândulas exócrinas por estas lançarem as suas excreções para fora do corpo ou de órgãos ocos.
No sistema hormonal os mensageiros são químicos, as hormonas, produzidas em glândulas endócrinas e enviadas para a corrente sanguínea onde serão distribuídas às diferentes células, atuando apenas naquelas que contém recetores da hormona, células - alvo. Os recetores, localizam-se na maioria das vezes, na membrana plasmática, mas também podem encontrar-se no citoplasma da célula-alvo.
A ligação da hormona ao recetor da célula-alvo desencadeia uma reação a que se dá o nem de FEEDBACK NEGATIVO ou RETROAÇÃO NEGATIVA ou ainda RETROALIMENTAÇÃO NEGATIVA.
O feedback negativo é um processo que a partir de um estímulo, desencadeia-se uma resposta com o objetivo de cancelar o estímulo. Este processo é um mecanismo de controlo pois permite que se regule a produção de certas substâncias, sendo estas mesmo que dependendo da sua concentração, se for a mais, inibem a produção e se forem a menos ativam a sua formação.
Se quiseres ver as legendas em português e não te lembras ou não sabes como fazer, clica aqui!
.............................................................................................................................................
Sistema Nervoso - O sistema nervoso recebe estímulos do meio ambiente que são captados pelos órgãos sensoriais e responde fazendo que haja uma resposta por parte dos órgãos efetores.
Sistema Hormonal ou endócrino -Produz substâncias químicas, as hormonas, que são transportadas pelo sangue às células-alvo que contém recetores específicos para cada hormona. Ambos os sistemas utilizam mensageiros químicos: neurotransmissores (S.N) e hormonas (S.E).
Principais diferenças entre os Sistemas Nervoso e Endócrino
As hormonas são lançadas na corrente sanguínea, é uma mensagem química e atuam num grande número de células e a longa distância, de uma forma lenta e efeito longo.
Os neurotransmissores atuam na célula efetora, a mensagem nervosa é maioritariamente elétrica (sinapse-eletroquímica), é rápida e de efeito curto.
............................................................................................................................................................
COORDENAÇÃO NEUROHORMONAL
A coordenação hormonal e nervosa estão intimamente associadas, interagindo de forma a regularemos mecanismo homeostáticos.
Grande parte do sistema endócrino é controlado por um órgão que estabelece a ligação entre o sistema nervoso e o endócrino, o HIPOTÁLAMO.
O hipotálamo recebe os estímulos quer do cérebro quer de hormonas através do sangue. Os neurónios do hipotálamo produzem neuro hormonas (produzidas pelos neurónios hipotalámicos) e estas atingem a HIPÓFISE que é uma glândula formada por dois lóbulos: lóbulo anterior (natureza endócrina) e lóbulo posterior (natureza nervosa). As neuro hormonas que são encaminhadas para o anterior, estimulam ou inibem a libertação de hormonas produzidas pela hipófise que vão controlar as glândulas endócrinas ou outros tecidos do organismo. As neuro hormonas que são encaminhadas para o lóbulo posterior, são encaminhadas para a corrente sanguínea para atingirem as células-alvo.
http://www.netxplica.com/ Porto Editora
Porto Editora
http://ciencias3c.cvg.com.pt/nono/neuro3.html http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=248 Tabela com as hormonas, estrutura química, órgãos que as produzem e efeitos http://www.ogrupo.org.br/glandulas_endocrinas.asp |