4-Regulação nos seres vivos

4.1. Regulação nervosa e hormonal em animais

 

    4.1.1.Termoregulação

A temperatura é um fator importante e limitante na vida do ser vivo, pois cada um apresenta uma faixa de temperaturas em que a sua atividade metabólica é máxima ou mínima e fora destas faixas não é possível a sobrevivência. Lembras-te da atuação das enzimas?

A termorregulação é um mecanismo de Homeostasia que permite a manutenção da temperatura do corpo, dentro de certos limites, na presença de grandes oscilações de temperaturas externas. Este mecanismo pode ser de vários tipos: fisiológica, estruturais ou de aclimatização e os comportamentais, dependentes do ser vivo.

Nos seres vivos aquáticos a variação da temperatura externa (da água),não varia muito, por esta razão estes seres não apresentam mecanismos importantes de termorregulação. Talvez por esta razão se colocares um peixe de água quente em água fria, ele morre.

Os seres vivos terrestres devido às grandes amplitudes térmicas diárias/noturnas e sazonais, para sobreviverem tiveram que evoluir no sentido e criar mecanismos HOMEOTÉRMICOS (mecanismos de regulação da temperatura corporal), mais ou menos complexos.

Relativamente à regulação da temperatura interna, podem-se distinguir dois grupos de seres: 

-Seres EXOTÉRMICOS, PECILOTÉRMICOS, POIQUILOTÉRMICOS (invertebrados, peixes, anfíbios e répteis)

Os seres exotérmicos, pecilotérmicos ou poiquilotérmicos não desenvolveram mecanismos fisiológicos para dar resposta a variação de temperatura, têm assim mecanismos comportamentais, por exemplo o lagarto aquece o corpo ao Sol e quando atinge a temperatura desejada, refugia-se na sombra para arrefecer, sendo por isso chamados de ECTOTÉRMICOS.

O ser vivo não tem a capacidade de regular a temperatura interna, sendo que esta é regulada através de factores externos e comportamentais.

-Seres HOMEOTÉRMICOS - (aves e os mamíferos).

São seres que desenvolveram mecanismos fisiológicos de forma a  manterem sua temperatura constante, mesmo com a variação da temperatura ambiente (aves e os mamíferos). Tem vantagens e desvantagens, relativamente aos exotérmicos, pois podem sobreviver numa grande variedade de biomas mas necessitam de mais alimento que os exotérmicos, porque a atividade metabólica destes seres envolve grandes quantidades de energia.

A regulação da temperatura corporal é exercida devido à produção e libertação de calor interno e por esta razão, estes serem denominam-se ENDOTÉRMICOS.

Para além dos mecanismos fisiológicos, estes seres também podem apresentar mecanismos comportamentais. Por exemplo: os pinguins chegam-se todos uns aos outros para se protegerem do frio.

Nota: As designações homeotérmicos e exotérmicos (poiquilotérmicos ou pecilotérmicos), referem-se á capacidade dos seres vivos regularem a temperatura do corpo e as designações endotérmico e ectotérmicos, referem-se à fonte de calor que determina a temperatura do corpo (endo- interior, ecto-exterior).

 

MECANISMOS E REGULAÇÃO DA TEMPERATURA DO CORPO

MECANISMOS FISIOLÓGICOS - caraterístico dos homeotérmicos mas alguns ectotérmicos também podem apresentar - vasoconstrição, vasodilatação, tremores e suores (sudorese).

MECANISMOS ESTRUTURAIS ou de ACLIMATIZAÇÃO - estruturas resultantes de um processo evolutivo, por exemplo: camadas de gordura subcutânea e extremidades (orelhas e focinhos).

MECANISMOS COMPORTAMENTAIS - migração em microclimas, viver em colónias, corpo exposto ao meio. caraterístico dos ectotérmicos mas os homeotérmicos também podem apresentar (ex: pinguins).

 

QUE MECANISMOS SÃO DESENCADEADOS PELOS HOMEOTÉRMICOS PARA A REGULAÇÃO DA TEMPERATURA DO CORPO (caso o Homem)?

Os mecanismo de termorregulação são regulados pelo HIPOTÁLAMO, que funciona como um termóstato, por outro lado, existem na pele células que agem como recetores de calor e frio, as células termo sensoriais e o hipotálamo está ligado ao centro vaso motor  do bolbo raquidiano cuja função é dilatar ou contrair os vasos sanguíneos (vasodilatação e vasoconstrição, respetivamente). A resposta dos seres vivos à temperatura resultam da ação concertada entre estes órgãos que acabamos de descrever.

O sistema nervoso regula a temperatura do corpo através de mecanismos de FEEDBACK NEGATIVO, o que significa que o efeito contraria a causa, regulando assim a temperatura.

temos calor (causa) - arrefecemos (efeito)

Estes mecanismos podem: - aumentar ou diminuir a produção de calor interno, principalmente  através do metabolismo da contração muscular e aumentar ou diminuir as perdas de calor para o exterior.

........................................................................................................................

Conceitos que deves saber para perceber o mecanismo

Vasodilatação- o hipotálamo envia sinais de forma a que os vasos sanguíneos da pele são muito dilatados o que pode aumentar até 8 vezes, no caso humano, a transferência de calor para a pele.

Vasoconstrição- o hipotálamo envia sinais de forma a contrair os vasos sanguíneos da pele.

Sudorese- as glândulas sudoríparas (glândulas exócrinas) libertam suor para a superfície da pele e este ao evaporar reduz a temperatura corporal.

........................................................................................................................

 

Resposta ao Estímulo

Subida de temperatura________________________________________________________

O hipotálamo recebe a mensagem dos recetores e gera as respostas:

a vasodilatação dos vasos sanguíneos da superfície da pele; 2- relaxamento dos músculos eretores do pelo; 3 -o aumento da sudorese.

1- hipotálamo recebe a mensagem dos recetores e gera as respostas:

Descida de temperatura________________________________________________________

O hipotálamo recebe a mensagem dos recetores e gera as respostas:

a vasoconstrição dos vasos sanguíneos da superfície da pele; 2-contração dos músculos eretores do pelo (arrepio); 2 - contrações musculares (tremores); utilização de um tecido adiposo castanho*, rico em mitocôndrias para produzir calor, através da respiração celular.

 

* o corpo humano tem 2 tipos de tecido adiposo, o branco que genericamente é aquela gordura que está a mais e o castanho que é a gordura utilizada no mecanismo da termorregulação.

http://www.musculacao-pt.net

Só para teres uma ideia onde se localiza o tecido adiposo castanho, neste caso de um bebé.

 

 

ALTERAÇÕES NO ORGANISMO AO FRIO E AO QUENTE (mãos) -página 213

 

http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Termorregula%C3%A7%C3%A3o

http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/termorregulacao.htm