TEMAS ORGANIZADORES
No documento sobre competências essenciais para as Ciências Físicas e Naturais, propôs-se a organização dos programas de Ciências nos três ciclos do ensino básico em quatro temas gerais:

Terra no espaço....................................................................................................................................................

Terra no espaço – foca a localização do planeta Terra no Universo e sua inter-relação com este sistema mais amplo, bem como a compreensão de fenómenos relacionados com os movimentos da Terra e sua influência na vida do planeta.

Terra – Um planeta com vida
Condições da Terra que permitem a existência da vida
A Terra como um sistema

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Ciência produto da actividade humana
Ciência e conhecimento do Universo


Terra em transformação........................................................................................................................................

Terra em transformação – pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com os elementos constituintes da Terra e com os fenómenos que nela ocorrem.

A Terra conta a sua história
Fósseis e sua importância para a reconstituição da história da Terra
Grandes etapas na história da Terra

Dinâmica interna da Terra
Deriva dos continentes e tectónica de placas
Ocorrência de falhas e dobras

Consequências da dinâmica interna da Terra
Actividade vulcânica; riscos e benefícios da actividade vulcânica
Actividade sísmica; riscos e protecção das populações

Estrutura interna da Terra
Contributo da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra
Modelos propostos


Dinâmica externa da Terra
Rochas, testemunhos da actividade da Terra
Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas: génese e constituição; ciclo das rochas
Paisagens geológicas


Sustentabilidade na Terra.....................................................................................................................................

Sustentabilidade na Terra – pretende-se que os alunos tomem consciência da importância de actuar ao nível do sistema Terra, de forma a não provocar desequilíbrios, contribuindo para uma gestão regrada dos recursos existentes. Para um desenvolvimento sustentável, a educação deverá ter em conta a diversidade de ambientes físicos, biológicos, sociais, económicos e éticos. A aprendizagem das ciências numa perspectiva global e interdisciplinar, em que se valorize as competências e os conhecimentos pela aprendizagem activa e contextualizada, a pesquisa, a comunicação, a tomada de decisões, contribuirá para um futuro sustentado.

Ecossistemas
Interacções seres vivos – ambiente
Fluxo de energia e ciclo de matéria
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas

 


Viver melhor na Terra.........................................................................................................................................

Viver melhor na Terra - visa a compreensão que a qualidade de vida implica saúde e segurança numa perspectiva individual e colectiva. A biotecnologia, área relevante na sociedade científica e tecnológica em que vivemos, será um conhecimento essencial para a qualidade de vida.

Saúde individual e comunitária
Indicadores do estado de saúde de uma população
Medidas de acção para a promoção da saúde

Transmissão da vida
Bases fisiológicas da reprodução
Noções básicas de hereditariedade

Organismo humano em equilíbrio
Sistemas neurohormonal, cárdio-respiratório, digestivo e excretor em interacção Opções que interferem no equilíbrio do organismo (tabaco, álcool, higiene, droga, actividade física, alimentação).

 

Esquema organizador dos 4 temas

.....................................................................................................................................................................................................................
O documento sobre as competências básicas salienta a importância de explorar os temas numa perspectiva interdisciplinar, em que a interacção Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente deverá constituir uma vertente integradora e globalizante da organização e da aquisição dos saberes científicos. Esta vertente assume um sentido duplo no contexto da aprendizagem científica ao nível da escolaridade básica e obrigatória. Por um lado, possibilita o alargar os horizontes da aprendizagem, proporcionando aos alunos não só o acesso aos produtos da Ciência mas também aos seus processos, através da compreensão das potencialidades e limites da Ciência e das sua aplicações tecnológicas na Sociedade. Por outro lado, permite uma tomada de consciência quanto ao significado científico, tecnológico e social da intervenção humana na Terra, o que poderá constituir uma dimensão importante em termos de uma desejável educação para a cidadania.

Atente-se a que qualquer dos quatro temas envolve as componentes científica, tecnológica, social e ambiental, embora seja diferente a ênfase a dar na exploração destas componentes em cada um dos temas. Outro aspecto a salientar tem a ver com a articulação dos quatro temas. Com a sequência sugerida pretende-se que, após terem compreendido um conjunto de conceitos relacionados com a estrutura e funcionamento do sistema Terra, os alunos sejam capazes de aplicar esses conceitos em situações que contemplam a intervenção humana na Terra e a resolução de problemas daí resultantes.
 

Para saber mais consultar o documento do Ministério da Educação - Currículo Nacional do Ensino Básico - Ciências Físicas e Naturais