No documento sobre competências essenciais para as Ciências Físicas e Naturais, propôs-se a organização dos programas de Ciências nos três ciclos do ensino básico em quatro temas gerais:
Terra no espaço....................................................................................................................................................
Terra no espaço – foca a localização do planeta Terra no Universo e sua inter-relação com este sistema mais amplo, bem como a compreensão de fenómenos relacionados com os movimentos da Terra e sua influência na vida do planeta.
Terra – Um planeta com vida
Condições da Terra que permitem a existência da vida
A Terra como um sistema
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Ciência produto da actividade humana
Ciência e conhecimento do Universo
Terra em transformação........................................................................................................................................
Terra em transformação – pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com os elementos constituintes da Terra e com os fenómenos que nela ocorrem.
A Terra conta a sua história
Fósseis e sua importância para a reconstituição da história da Terra
Grandes etapas na história da Terra
Dinâmica interna da Terra
Deriva dos continentes e tectónica de placas
Ocorrência de falhas e dobras
Consequências da dinâmica interna da Terra
Actividade vulcânica; riscos e benefícios da actividade vulcânica
Actividade sísmica; riscos e protecção das populações
Estrutura interna da Terra
Contributo da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da
Terra
Modelos propostos
Dinâmica externa da Terra
Rochas, testemunhos da actividade da Terra
Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas: génese e constituição; ciclo
das rochas
Paisagens geológicas
Sustentabilidade na Terra.....................................................................................................................................
Sustentabilidade na Terra – pretende-se que os alunos tomem consciência da importância de actuar ao nível do sistema Terra, de forma a não provocar desequilíbrios, contribuindo para uma gestão regrada dos recursos existentes. Para um desenvolvimento sustentável, a educação deverá ter em conta a diversidade de ambientes físicos, biológicos, sociais, económicos e éticos. A aprendizagem das ciências numa perspectiva global e interdisciplinar, em que se valorize as competências e os conhecimentos pela aprendizagem activa e contextualizada, a pesquisa, a comunicação, a tomada de decisões, contribuirá para um futuro sustentado.
Ecossistemas
Interacções seres vivos – ambiente
Fluxo de energia e ciclo de matéria
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Viver melhor na Terra.........................................................................................................................................
Viver melhor na Terra - visa a compreensão que a qualidade de vida implica
saúde e segurança numa perspectiva individual e colectiva. A biotecnologia,
área relevante na sociedade científica e tecnológica em que vivemos, será um
conhecimento essencial para a qualidade de vida.
Saúde individual e comunitária
Indicadores do estado de saúde de uma população
Medidas de acção para a promoção da saúde
Transmissão da vida
Bases fisiológicas da reprodução
Noções básicas de hereditariedade
Organismo humano em equilíbrio
Sistemas neurohormonal, cárdio-respiratório, digestivo e excretor em
interacção Opções que interferem no equilíbrio do organismo (tabaco, álcool,
higiene, droga, actividade física, alimentação).
Esquema organizador dos 4 temas
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O documento sobre as competências básicas salienta a importância de explorar os temas numa perspectiva
interdisciplinar, em que a interacção Ciência – Tecnologia – Sociedade –
Ambiente deverá constituir uma vertente integradora e globalizante da
organização e da aquisição dos saberes científicos. Esta vertente assume um
sentido duplo no contexto da aprendizagem científica ao nível da
escolaridade básica e obrigatória. Por um lado, possibilita o alargar os
horizontes da aprendizagem, proporcionando aos alunos não só o acesso aos
produtos da Ciência mas também aos seus processos, através da compreensão
das potencialidades e limites da Ciência e das sua aplicações tecnológicas
na Sociedade. Por outro lado, permite uma tomada de consciência quanto ao
significado científico, tecnológico e social da intervenção humana na Terra,
o que poderá constituir uma dimensão importante em termos de uma desejável
educação para a cidadania.
Atente-se a que qualquer dos quatro temas envolve as componentes científica,
tecnológica, social e ambiental, embora seja diferente a ênfase a dar na
exploração destas componentes em cada um dos temas. Outro aspecto a
salientar tem a ver com a articulação dos quatro temas. Com a sequência
sugerida pretende-se que, após terem compreendido um conjunto de conceitos
relacionados com a estrutura e funcionamento do sistema Terra, os alunos
sejam capazes de aplicar esses conceitos em situações que contemplam a
intervenção humana na Terra e a resolução de problemas daí resultantes.
Para saber mais consultar o
documento do Ministério da Educação -
Currículo Nacional do Ensino Básico - Ciências Físicas e Naturais