DEMOCRACIA AGRILHOADA

 ALEMANHA-PORTUGAL-ITÁLIA-URSS-ESPANHA

 

 

 

 ALEMANHA

Hitler e o diabo



Hitler morre e vai para o inferno. Assim que chega reclama com o Capeta:

- Eu preciso de voltar imediatamente à Terra! Tenho uma coisa muito importante para fazer!

- De jeito nenhum.- diz o Diabo. Já tive um trabalhão enorme para o trazer para aqui!

- Mas eu preciso, é muito importante!

- Bem, mas o que é assim tão importante?

-Eu preciso de matar 4 milhões de judeus e três suecos.

- Porquê os três suecos?

- Está a ver? Ninguém se importa com os judeus!

 

Saúde de Hitler
 

Saúde de Hitler


Segundo o jornal alemão Bild, o estado de saúde de Hitler deteriorou-se a partir de 1942, pelo que o seu médico pessoal lhe receitava desde soporíferos a substâncias para combater o cansaço crónico (28 comprimidos por dia).

 

Suástica

Antes de se converter no símbolo nazi, teve significados muito positivos para vários povos.

Os gregos e os persas associaram-na à prosperidade e felicidade; para os hindus simbolizava a bondade e o poder regenerativo; os vikings entendiam-na como a representação do Sol; os nazis entenderam-na como a missão de lutar pela supremacia do homem ariano.

Josef Mengele,

o “Anjo da Morte”





Membro do Partido Nazi em 1937 (com 26 anos), alistou-se, no ano seguinte, nas SS. Ferido em combate na frente russa, chefiou o campo de concentração de Auschwitz a partir de 1942.

 

Foi responsável pela morte de 400 000 pessoas e usou cobaias humanas para as suas experiências médicas: mudança da cor dos olhos; reacção do corpo a operações sem anestesia; transfusões directas de sangue; injecções de germes; operações para mudança de sexo; transplante de órgãos; experiências com irmãos gémeos.

Em1949 fugiu para a América do Sul e terá morrido, em 1979, no Brasil.

Führer  

Em 2 de Agosto de 1934 Hitler proclamou-se Führer e Reichkanzler, líder e chanceler do Reich.

 

« Gestapo

Geheime Staatpolizei, polícia política criada em 26 de Abril de 1933.Dirigida por Heinrich Himmler, distinguiu-se na brutalidade com que perseguiu os opositores ao nazismo e os povos considerados inferiores, entre eles os judeus.
Sturmabteillung Sturmabteillung, exército privado do partido Nazi, criado e dirigido por Ernst Röhm em 1921.

Os seus dois milhões de membros ameaçavam a posição de Hitler dentro do partido, pois o seu fundador pretendia que eles substituissem o exército alemão convencional (Reichwehr). Com o apoio de Himmler, Hitler mandou matar Röhm e vários altos oficiais das SA e extinguiu-as em 30 de Julho de 1934.
SS

 

 “A melhor arma política é a arma do terror. A crueldade gera respeito. Podem odiar-nos, se quiserem. Não queremos que nos amem. Queremos que nos temam.                                                                                                       

                                                                           Heinrich Himmler

 

Waffen-SS, corpo de elite de soldados do partido nazi, criado por Hitler em 1929 e dirigido por Heinrich Himmler. Os seus membros tinham ascendência germânica comprovada, excelente condição física, ideologia nazi inquestionável e juravam fidelidade cega ao Führer.

Com a extinção das SA, as SS foram ampliadas e passaram a incluir a polícia alemã; um grupo seleccionado de 120 homens compunha a guarda pessoal de Hitler (Stabswache).

 

Jess Owens

Atleta americano, negro, que derrotou o sonho da supremacia da raça ariana nos Jogos Olímpicos de Munique de 1936.

Vencedor de 4 medalhas de ouro (100m, salto em comprimento, 200m, 4x100m), não as recebeu das mãos de Hitler que abandonou o estádio.

 (Campos de extermínio)

“Nas minhas mãos, o vosso sangue.”

Dos 8 310 000 judeus que viviam na Europa em 1936, 6 milhões foram mortos nos campos de concentração alemães (Dachau, Buchenwald, Mauthausen, Auschwitz, Treblinka ...).

A este holocausto acrescente-se 250 000 ciganos, 3 milhões de prisioneiros de guerra soviéticos e quase 2 milhões de polacos.
   

PORTUGAL

  Já conheces a última maneira de cozinhar bacalhau?

-Qual?

-Bacalhau à Salazar.

-Como é?

-Só batatas..
   

Quando Rolão Preto, chefe dos nacionais-sindicalistas declarou, num banquete, que a uma ordem sua faria desfilar em Lisboa 5 000 camisas azuis, Salazar admirou-se:

-Quê? Mesmo com as minhas medidas de salvação nacional ainda há em Portugal 5 000 pessoas com camisa?

  Um dia, alguém pensou em oferecer a Salazar uma tartaruga.

-Uma tartaruga? Que ideia! Onde ia eu meter um bicho desses?

-É simples. Basta um tanquezinho com água. Não dá trabalho nenhum, não incomoda, não faz barulho e pode viver até aos duzentos anos.

-Ah, não! Não quero. Nós afeiçoamo-nos aos animais, depois eles morrem e lá ficamos com pena de os perder...

 

 

Aristides de Sousa Mendes

Nasceu a 19 de Julho de 1885 em Cabanas de Viriato, Viseu. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, seguiu a carreira diplomática.

Em Agosto de 1938 Salazar colocou-o em Bordéus, França. Aí, após a invasão do país pela Alemanha, muitos judeus e anti nazis solicitaram ao cônsul português a passagem de vistos para Portugal, a fim de fugirem da Europa. O cônsul passou 10 000 vistos para cerca de 30 000 pessoas, entre 17 e 24 de Junho de 1940, data em que Salazar o obrigou a regressar a Portugal.

Morreu, em Lisboa, a 3 de Abril de 1954.
A Polícia de Vigilância e Defesa do Estado ( PVDE) criada em 1933, foi a primeira organização de carácter político do Estado Novo. Reprimia os crimes de natureza política e social, verificava a entrada e saída de estrangeiros e detinha os considerados “indesejáveis”.

Em 1945 foi remodelada e integrada, como organismo autónomo, na Polícia Judiciária. Manteve as mesmas funções, mas mudou de designação: Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE).

Marcelo Caetano extinguiu-a em 1969 e substituiu-a pela Direcção-Geral de Segurança (DGS).
Legião Portuguesa Milícia para-militar, criada em 1936, com o objectivo de “defender o património espiritual da nação” e lutar contra a ameaça comunista.

Durante a 2ª Guerra, ao contrário das outras instituições do Estado Novo, apoiou abertamente o regime nazi.

 

 

União Nacional
 
A União Nacional, apesar de ter sido criada em 20 de Agosto de 1932, como associação sem carácter de partido e independente do Estado, funcionou sempre como partido político único, apoiante do Estado Novo. Remodelada em Fevereiro de 1970, tomou a designação de Acção Nacional Popular, sendo extinta em 25 de Abril de 1974.

 

Mocidade Portuguesa



Organização juvenil, criada em 19 de Maio de 1936 e tutelada pelo Ministério da Educação, pretendia transmitir aos jovens os valores do regime.

Estava dividida em 4 escalões etários: lusitos (7/10 anos); infantes (10/14 anos); vanguardistas (14/17 anos); cadetes (17/25 anos). O uniforme dos seus membros era composto por camisa verde e calça ou calção bege.

Guerra colonial


“Nas minhas mãos, o vosso sangue

Guerra colonial

 

Angola

Moçambique

Guiné

Efectivos militares em 1973

 

65 000

 

51 000

 

32 000

Mortos

3 258

2 962

2 070

Deficientes físicos

30 000

Desaparecidos em combate

?

   
 

 ITÁLIA

  Fasci

Feixe de varas e machados, símbolo da autoridade dos magistrados romanos. Era transportado por lictores e precedia os cônsules e pretores.

Fasci di Combattimento



Associação política, criada em 1919 por Benito Mussolini, que se opunha aos movimentos democráticos revolucionários. Os seus elementos usavam camisas negras como uniforme (Camisas Negras) e o seu símbolo era o fasci.

Duce

 



Cognome utilizado por Mussolini a partir de 1919 e significa: líder, guia.

“Nas minhas mãos, o vosso sangue”

Comparado com os grandes genocidas (Hitler, Estaline) Mussolini é uma nota de rodapé. São-lhe atribuídas 2 000 mortes em 20 anos de regime fascista.
   
 

URSS

Gulag

Direcção Geral dos Campos de Trabalho: criada por Estaline em Setembro de 1918, controlava os



campos de trabalho para onde eram enviados todos os que se opunham ao ditador. Em 1930 foram deportados 660 000 suspeitos, nove anos mais tarde o número elevou-se para oito milhões e meio e em 1950 atingiu os dez milhões.

Os 165 campos de trabalho, localizados a Norte do Círculo Polar Árctico, tinham condições climáticas rigorosas (240 dias de neve por ano, com temperaturas de -40º a -60º), que provocavam o extermínio dos prisioneiros.

Os “gulag”, onde morreram três milhões de “opositores”, são o símbolo maior do terror estalinista.

“Nas minhas mãos, o vosso sangue”



Ascendem a trinta milhões as vítimas do terror estalinista (ucranianos, cossacos do Don, alemães do Volga, lituanos, letões, polacos, estonianos, tártaros...)

4 500 oficiais do exército polaco foram mortos em Katyn, com tiros de pistola na nuca.

 

 

ESPANHA

   A 23 de Abril de 1937, aviões alemães da Legião Condor (Junker 52 e caça-bombardeiros Heinkel

III) lançaram sobre a população civil da cidade basca de Guernica bombas explosivas e bombas incendiárias. Deste bombardeamento resultaram 1 500 mortos e mil feridos.

 

Guernica, apoiante do governo republicano da Frente Popular, era a capital histórica do País Basco. Nela, os reis católicos Fernando e Isabel juraram respeitar as liberdades bascas.

O massacre de Guernica foi imortalizado num quadro de Picasso, que permaneceu em Nova York até à restauração da democracia em Espanha.

Brigadas Internacionais

Brigadas Internacionais



Apesar do apoio soviético ao governo republicano, este não conseguia resistir à pressão dos nacionalistas de Franco.

Em Outubro de 1936, 40 000 voluntários de 50 países vieram em auxílio das forças republicanas e conseguiram adiar a perda de Madrid.

As brigadas Internacionais foram desbaratadas na batalha do Ebro, em 1938, e muitos dos seus



membros regressaram aos países de origem.
La Passionaria

 

La Passionaria



Dolores Ibarruri, líder comunista espanhola, nasceu em Viscaya.

Membro do Comité Central do Partido Comunista Espanhol, destacou-se na Guerra Civil como uma das principais propagandistas da resistência.

É dela o lema: “No pasarán”. Com a vitória de Franco exilou-se na URSS e regressou a Espanha em 1977.

 
Frederico Garcia Lorca

 

É um dos mais importantes escritores modernos da língua espanhola.

Natural de Granada, transmitiu com extrema sensibilidade a alma popular da Andaluzia.

Tendo sempre manifestado aversão aos fascistas e franquistas, foi fuzilado em Granada por militantes franquistas, a 19 de Agosto de 1936. O militar que o prendeu alegou que ele era “mais perigoso com a caneta do que outros com revólver”.

 

 

Muerte del Antonito el Camborio

 

Voces de muerte sonaram

Cerca del Guadalquivir,

Voces antiguas que cercan

Voz de clavel varonil.

Les clavó sobre las botas

Mordiscos de jabalí.

En la lucha daba saltos

Jabonados de delfín.

Bañó con sangre enemiga

Su corbata carmesí,

Pero eran cuatro puñales

Y tuvo que sucumbir.

Cuando las estrellas clavan

Rejones al agua gris,

Cuando los erales sueñan

Verónicas de alhelí,

Voces de muerte sonaron

Cerca del Guadalquivir.

...

Frederico Garcia Lorca

“Nas minhas mãos, o vosso sangue”
A Guerra Civil de Espanha fez 326 000 mortos em três anos: 110 000 entre os nacionalistas, 175 000 republicanos, 16 000 vítimas civis de ataques aéreos e 25 000 vítimas civis.

 

 

 

 

 

VÍTIMAS DAS DITADURAS EUROPEIAS (mortos)

 

Itália (Mussolini)

      2 000

Portugal (Salazar)

      8 290

Espanha (Franco)

      326 000

Alemanha (Hitler)

      11 250 000

URSS (Estaline)

      30 000 000

 
 


 



 

 

 

 

 

 

 
 

Professores: António Farinha, Conceição Piedade, Margarida Dias e Sandro Barão