...em NOME DE DEUS

 

 

 

 


 

PAPA

Este termo é formado pela junção das primeiras sílabas das palavras latinas “pater patrum”, pai dos pais. O chefe da Igreja Católica detém, ainda, os títulos de: Sumo Pontífice (“pontifex maximus” era uma das expressões do culto divino aos imperadores romanos), Vigário de Jesus Cristo, Servo dos Servos de Deus (Servus Servorum Dei), Bispo de Roma, Pontífice Romano, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Sumo Pontífice da Igreja Universal, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolitano da Província Romana, Soberano de Estado da Cidade do Vaticano.

 

 

O primeiro chefe da Igreja Cristã foi o apóstolo Pedro e sucederam-lhe 267 Papas e 39 antipapas (papas eleitos irregularmente durante o pontificado de outros).
Nenhuma outra instituição tem uma história tão longa como o papado, nem exerceu tanta influência na História do Mundo.

   
CONCÍLIOS ECUMÉNICOS Reunião de todos os bispos, convocada pelo Papa, para tratar questões de doutrina e disciplina da Igreja:

Niceia I (325)- afirmou a natureza divina de Jesus e fixou a data da Páscoa cristã.
Constantinopola (381)- afirmou a divindade do Espírito Santo.
Éfeso (431)- proclamou a maternidade divina ( theotokos) de Nossa Senhora.
Niceia II (787)- afirmou o culto das imagens.
Latrão I (1119)- definiu o celibato do clero e os sacramentos.
Latrão III ( 1179)- condenou os Cátaros.
Viena (1311)- extinguiu a Ordem dos Templários.
Trento (1545)- definiu doutrina contra os Protestantes.
Vaticano I (1869)- definiu o primado e a infalibilidade do Papa quando se pronuncia em assuntos de fé e de moral.
Vaticano II (1962)- renovação da Igreja.
 

 

 

APÓSTOLOS Do grego “apostolos (enviados)” foram os discípulos que Jesus escolheu para pregar o cristianismo.
Apóstolos: João Evangelista, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, André, Bartolomeu, Felipe, Matias, Paulo, Pedro, Simão, Tiago, Tomé, Mateus (substituiu Judas após a sua morte).

 

 

TIAGO (Santiago de Compostela)

Filho de Zebedeu e Salomé, nasceu em Betsaida, na Galileia.
Após a morte de Jesus, permaneceu em Jerusalém, junto ao apóstolo Pedro, e foi executado por ordem do rei Herodes Agripa.
Segundo a tradição, antes de regressar à Judeia, teria evangelizado a Espanha, de que é patrono. O seu corpo teria sido miraculosamente transladado para Iria Flavia, na Galiza. No século IX, o bispo Teodomiro teria encontrado a tumba do apóstolo e sobre ela nasceram a catedral e a cidade de Santiago de Compostela. Este local é, desde a Idade Média, um dos mais importantes locais de peregrinação do mundo cristão.


 
PEDRO “Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, ... E eu te darei as chaves do reino dos céus”
Mateus 16: 18-19

O príncipe dos apóstolos, fundador da igreja cristã de Roma, primeiro papa da Igreja Católica, nasceu em Betsaida, na Galileia.
No primeiro encontro com Jesus, este mudou-lhe o nome de Simão para Cefas (pedra, em aramaico). Após a morte de Jesus, tornou-se o líder dos doze apóstolos. Foi preso por Agripa I e mandado executar por Nero. Segundo a tradição, pediu para ser executado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer na mesma posição que Jesus. O seu túmulo encontra-se sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano.

CARCASSONNE

Para conheceres esta bela cidade consulta o site:
www.carcassonne.org/
LANGUEDOC

 

 

Nesta região de França fala-se uma língua diferente do francês, a “langue d’Oc” ou “Occitan”. Para a conheceres consulta:
http://perso.wanadoo.fr/christian.esteve/oc.htm


Esta língua, derivada do latim vulgar, surgiu no século X e foi a primeira língua literária da Europa. Os trovadores medievais escreveram nela os seus poemas e textos. Apesar do seu uso ter sido desencorajado durante séculos, em nome da identidade nacional, mantém-se vivo e é falado por dois milhões de pessoas.

 

   


 

 

 

 

 

 
 

Professores: António Farinha, Conceição Piedade, Margarida Dias e Sandro Barão