REPRESENTAÇÕES DO S.SOLAR

 

 

 



Ptolomeu e Aristóteles , na Antiguidade, defendiam o sistema geocêntrico: a Terra está imóvel no centro do mundo e o Sol roda em torno dela. Copérnico, no séc. XV , afirma o sistema heliocêntrico: o Sol é o corpo à volta do qual rodam os planetas. Kepler ( séc. XVI ) descobriu a trajectória elíptica dos planetas. Isaac Newton (séc XVII ) descobriu a lei da gravitação universal .
Galileu

O maior telescópio óptico do mundo é o do monte Palomar , na Califórnia . Tem um espelho com 5m de diâmetro e o astrónomo instala-se dentro do próprio telescópio para fazer observações .


Aristóteles, filósofo grego , pensava que um corpo pesado caía mais depressa que um leve . Baseou esta conclusão na lógica e nunca a testou por experimentação .


A palavra cometa provém do termo grego kometes , que significa de cabelos compridos , em alusão à cauda que o cometa arrasta pelo céu .


Apesar de 9000 estrelas serem visíveis a olho nu , só podemos ver 3000 pois a névoa reduz o número de estrelas visíveis perto do horizonte .


Alfredo Nobel , fundador do prémio Nobel , foi o inventor da dinamite . O criador do prémio que distingue os que mais contribuem para beneficiar a humanidade , descobriu o material que mais contribuiu para a sua destruição .


O calendário gregoriano , que hoje usamos , foi promulgado em 1582 , pelo Papa Gregório XIII . Substituiu o calendário juliano (criado por Júlio César em 46 a.C. ) , que se atrasava 1 dia em cada 128 anos .



Inquisição : o triunfo dos dogmas

1431 : Joana d’Arc é queimada viva por ter sido considerada bruxa .

1498 : Savanarola é queimado vivo, em Florença, por ter criticado a corrupção moral do clero e dos ricos- homens de Florença .

1548-(1600) – Giordano Bruno é queimado vivo por defender o sistema heliocênrico .

1633 – Galileu, para conservar a vida , é obrigado a negar o sistema heliocêntico .

1692 – Em Salem , na costa leste dos E.U.A: , Titube, Sarah Good e Sarah Osburn são executadas por bruxaria .




 

 

 

 

 

 

 
 

Professores: António Farinha, Conceição Piedade, Margarida Dias e Sandro Barão