DEMOCRACIA AGRILHOADA

clica na bandeira para ouvires o hino

 

U.R.S.S.

 

A autoridade que não se exerce, perde-se.

                                                                               Sal

  

 

O povo deve ser educado com o mesmo cuidado e ternura com que um jardineiro cultiva uma árvore frutífera de estimação.

Josef Vissarianovich Djugashvili

     (Estaline)

        

 

Na sequência da revolução bolchevique de 1917, liderada por Lenine, foi criada em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Para o derrube do regime czarista e implementação do marxismo-leninismo, foi decisivo o contributo de Josef Stalin.

 

            Estaline, nascido na Geógia em 1879, foi considerado por Trotsky como um asiático, dado que segundo ele, reunia todas as características dos homens de estado da Ásia: inteireza, sagacidade, astúcia e crueldade.

 

            Educado num seminário ortodoxo, aí conheceu a doutrina marxista, após o que se integrou no partido comunista soviético. Conheceu Lenine em 1905, e foi por ele nomeado para o Comité Central em 1912. No ano seguinte adoptou o pseudónimo de Stalin (homem de aço, do alemão stahl). Até à morte de Lenine, em Janeiro de 1924, construiu a sua carreira à sombra dele. Tendo sido nomeado secretário-geral do partido dois anos antes, começou por se afastar do internacionalismo revolucionário leninista e defender a construção do “socialismo de um país”. Para implementar esta mudança de rumo na revolução, afastou Trotsky e todos os líderes que defendiam a internacionalização revolucionária.

 

            A partir de 1929 implementou uma nova orientação económica, pondo também fim às orientações económicas leninistas. Criou uma economia planificada e colectivizada para atingir numa década o atraso que a URSS tinha em relação aos países industrializados.

 

 

         

Não tendo olhado a meios para concretizar os seus objectivos, conseguiu suster o avanço da Whermach, em 1941, na batalha de Estalinegrado e estar ao lado dos vencedores no final da 2ª Guerra.

 

  

 

Para implementar a economia planificada elaborou planos de produção quinquenais, deu prioridade à industrialização (siderurgia, energia eléctrica, minérios, petróleo ...), aboliu a propriedade privada e colectivizou toda a terra.

            À forte resistência dos camponeses respondeu com a repressão, criou campos de trabalho forçado, Gulag, para onde eram transferidos todos os que se opunham à sua lógica. De 1934 a 1953 as “purgas” estalinistas fizeram 30 milhões de vítimas.

            Foi devido à industrialização maciça e à disciplina imposta pelo terror que pôde participar como vencedor na conferência de Ialta, em 1945, pelo que expandiu a URSS para Ocidente, até ao Elba, e criou na Europa Ocidental um conjunto de países de regime comunista que protegiam o império soviético.

 

            Morreu de hemorragia cerebral a 5 de Março de 1953 e os crimes que cometeu foram denunciados pelos seus sucessores.

 

 

          

 

 

 

 

 
Se detectares algo que não deva estar presente na nossa página, como fotos e textos que não possam ser utilizados, por favor contacta-nos!!  turmadovasquinho@gmail.com

Professores: António Farinha, Conceição Piedade, Margarida Dias e Sandro Barão