Festas de Natal
A magia do Natal fez-se sentir nas cinco festas do Colégio.
Parabéns a todos os alunos.
2024-2025 |
|
|
|
Celebramos o dia da Família, proporcionando momentos e memórias que ficam no coração.
Cuidar+ dos outros é também mostrar interesse no outro e na sua história. Os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo mostraram-no de uma forma muito especial escrevendo cartas cheias de amor para os utentes da URPITMA. Agora, aguardam a ansiosamente as suas respostas!
No dia 18 de maio decorreu a final das Olimpíadas de Física, na Figueira da Foz.
Foi com orgulho que vimos a participação do nosso aluno do 11ºC, Dinis Xavier, nesta competição de elevado prestígio.
Parabéns aos Dinis e à professora Catarina Rafael, que o acompanhou nesta experiência.
Com a aproximação das Provas Globais, é tempo de rever os conteúdos e estudar! Os alunos do 4.º ano A desfrutaram de um belo momento de estudo ao ar livre, no nosso Jardim da Paz!
Le premier mai, jour de la fête du muguet, est une journée de joie et de gratitude. C’est l’opportunité de célébrer la beauté de la nature qui s’éveille au printemps et de partager des gestes de bienveillance en offrant des brins de muguet. Cette tradition ancestrale renforce les liens sociaux et rappelle l’importance de la générosité et du partage dans nos vies. Vive la fête du muguet, symbole de renouveau et de solidarité !
No 1º de maio, Festa do Lírio do Vale, é um dia de alegria e gratidão. É uma oportunidade para celebrar a beleza da natureza que desperta na primavera e para partilhar gestos de gentileza com a oferta de ramos de lírio do vale. Esta tradição ancestral fortalece os laços sociais e lembra-nos a importância da generosidade e da partilha nas nossas vidas. Viva a Festa do Lírio do Vale, símbolo de renovação e solidariedade!
Como introdução à leitura da obra de Alice Vieira, os alunos do 7.º ano assistiram à peça de teatro “Leandro, Rei da Helíria”.
No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 10º ano visitaram a nossa costa, percorrendo as praias de Ribeira D’Ilhas, Magoito e Praia Grande.
A aprendizagem também se faz fora de portas, valorizando assim a Natureza.
Os alunos dos 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos foram desafiados resolver questões matemáticas e a descobrir o lado lúdico da disciplina desta disciplina, através da participação no Canguru Matemático, organizado pelo Departamento de matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa da Matemática.
Os alunos do 2.º, 3º ciclos e Secundário resolveram os desafios do Escape Room
Os quadrados, os círculos e os triângulos invadiram uma sala do pré-escolar, exploraram esse mundo das formas geométricas e adoraram!
Os alunos do Secundário tiveram uma experiência única ao visitar as salas de aula do 3.º e 4.º anos. A iniciativa tinha como objetivo fazer uma abordagem aos conceitos matemáticos que estavam a desenvolver associando-os ao tema da Prevenção Rodoviária.
Durante a visita, os estudantes mais velhos realizaram atividades práticas para explicar os conceitos matemáticos de uma forma mais lúdica e acessível, com jogos e desafios. Além disso, também partilharam dicas e orientações sobre o comportamento seguro no trânsito, destacando a importância do uso de equipamentos de proteção e do respeito das regras de trânsito.
Os alunos do Secundário ficaram entusiasmados com a oportunidade de partilhar conhecimentos e aprender com os mais novos, enquanto as crianças do 3.º e 4.º anos aproveitaram para tirar dúvidas e divertirem-se aprendendo. Esta iniciativa mostrou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de ensino e a necessidade de promover a educação em diversas áreas.
Os Maias, uma das obras mais conhecidas do escritor português Eça de Queiroz, foi esta a peça que os alunos do 11ºano puderam assistir no teatro Olga Cadaval, em Sintra.
Seguido de um passeio queirosiano pela vila, dirigido pelo historiador João Rodil, os alunos puderam desfrutar da verdadeira essência da obra, colocando-se no papel das personagens a cada recanto.
Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, estima-se que uma em cada seis mortes no mundo se deve a cancro. Nesse âmbito os alunos de 12ºano tiveram a oportunidade de assistir, a uma palestra sobre o que podemos fazer para diminuir os riscos da doença.
Agradecemos à enfermeira Andreia Costa, que também é nossa Encarregada de Educação, por todos estes esclarecimentos.
Dia 13 março, em comemoração do dia do Pi, desafiamos os nossos alunos num Escape Room matemático, cheio de Pi-ada! .
A cada família foi atribuído um órgão para representar em 3D, mas como poderíamos representar algo que não conhecemos?
Assim, as crianças da Educação Pré-Escolar, juntamente com as suas famílias, tiveram que fazer uma pesquisa breve, através de livros, entrevistas ou utilizando a internet.
Dentro da sala de atividades, tiveram que apresentar o órgão e referir o que descobriram!
Este projeto promoveu a colaboração entre a escola e a família para um conjunto de aprendizagens significativas.
Todos os trabalhos ficaram em exposição no edifício da Educação Pré-Escolar.
Os pais dos alunos do 1.° ano aprenderam com os filhos os Programas Próprios do 1.° Ciclo. Foi um momento de partilha de conhecimento e colaboração, com o objetivo de promover o sucesso educacional e emocional das nossas crianças.
Esta semana os alunos do 10° ano assistiram à peça de teatro A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.
A oportunidade de ter uma aula no exterior nem todos têm. No nosso colégio os ecossistemas podem ser estudados no nosso jardim!
A Biologia assim é ainda mais interessante
O dia 16 de fevereiro foi passado, para os futuros engenheiros, na Faculdade de Engenharia do Porto. Aqui, puderam descobrir as áreas de Mecânica, Informática e Química e foi tão interessante!
Os alunos de Ciências Socioeconómicas deslocaram-se à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde puderam saber mais sobre a sua oferta formativa e ainda tiveram direito a visitar as instalações e a um merecido descanso.
Aprender os cuidados de higiene de forma dinâmica e divertida, desenvolvendo a autonomia e o sentido de responsabilidade.
Foi com entusiasmo que os alunos de Ciências e Tecnologias, na disciplina de Biologia, dissecação um coração de porco.
Apesar do cheiro intenso, o empenho foi notório
Os alunos do 7.ºano responderam ao desafio de criar uma história para os alunos do 1.º Ciclo, sobre as rochas magmáticas, na disciplina de Ciências Naturais. Eis alguns exemplos.
O Ano do Dragão é visto como um período de poder, coragem e transformação, onde as pessoas têm a oportunidade de alcançar grandes conquistas e superar desafios com muita determinação. Os alunos do CVG quiseram associar-se a esta comemoração e realizaram trabalhos com muito simbolismo.
Foi com entusiasmo que os alunos de Ciências e Tecnologias, na disciplina de Biologia, dissecação um coração de porco.
Apesar do cheiro intenso, o empenho foi notório.
Olimpíadas de Português do CVG
Estes são os alunos apurados para a fase final das Olimpíadas de Português do CVG. É já no final de fevereiro!
Boa sorte a todos para o Desafio de Escrita Criativa!
No dia 2 de fevereiro, os alunos do 3.º ciclo comemoraram o dia de “La chandeleur”, uma tradição francesa. Os alunos deliciaram-se com a preparação e a degustação de crepes saborosos. Foi um dia inesquecível e repleto de momentos memoráveis. Un jour fantastique!
Os alunos do 8ºano criaram células em 3D.
Dia 6 de fevereiro foi dia de vestir a camisola e representar o Colégio no Corta-Mato, na base aérea de Sintra.
De pequenos a graúdos todos merecem o nosso orgulho e admiração.
Os alunos do ensino secundário colocaram à prova os seus conhecimentos na 1a Eliminatória das Olimpíadas de Química +. Quem serão os 3 vencedores, que representarão o CVG na semifinal?
“As letras traçadas narram uma história que transcende as palavras, transmitindo-a através de curvas, laços e estilo.” in Público.
Celebrámos, a 23 de Janeiro, o Dia da Escrita à Mão, no CVG, com as palavras que, para eles, contam histórias.
Foi ao som da música clássica que a sala virou um atelier de pintura. Inspirados em obras sobre o inverno, realizamos pintura à vista, desenvolvendo a concentração e a motricidade fina.
Quando depositamos todo o nosso carinho naquilo que fazemos, tudo sabe melhor.
A ampliação pelo método da quadrícula permite aperfeiçoar a observação e reprodução proporcional dos nossos alunos. Trabalhos desenvolvidos nas aulas de Educação Visual e Tecnológica.
Ao ar livre as crianças mergulharam pincéis nas tintas e espalharam-nas numa tela branca. Com risos e sorrisos, elas deram a vida a um mundo imaginário onde tudo foi possível,
Foram “arquitetos” por umas horas e tiveram a tarefa árdua de construir sólidos geométricos!
1 de novembro de 1755… um dia que marcou a cidade de Lisboa! Os alunos do 6.º ano tiveram a oportunidade de reviver esse dia no Museu Quake. Uma aventura inesquecível!
No colégio privilegiamos o ensino experimental das Ciências como método de aprendizagem eficaz e motivador.
Nesta atividade, de 11ºano, os alunos aprenderam a determinar experimentalmente a intensidade da força de atrito entre duas superfícies, utilizando para isso um sistema de aquisição de dados digital.
Conhecer a dentição e compreender os cuidados de higiene com os nossos dentes de forma lúdica e cativante .
Como é bom e divertido cuidar do nosso corpo
No âmbito do projeto Cuidar+, refletimos sobre a importância de não desperdiçar comida. Fomos desafiados a comer tudo o que nos era colocado no prato e este foi o resultado em muitos pratos!
[/vc_column_text]
A magia do Natal fez-se sentir nas cinco festas do Colégio.
Parabéns a todos os alunos.
Inserido no currículo de História do 7ºano e no Projeto Interdiciplinar dos Cromeleques de Alemndres, os alunos fizeram um Workshop e visitaram a Anta maior do Zambujeiro.
O nosso Colégio uniu esforços para uma causa nobre: uma campanha de recolha de bens para animais. Queremos expressar o nosso sincero agradecimento a todos pela incrível colaboração! Juntos, fizemos a diferença na vida dos nossos amigos de quatro patas.
Obrigada pela generosidade e dedicação!
O Corta Mato Escolar é uma das emblemáticas provas que tem destaque no nosso calendário anual.
É organizado pelo Grupo de Educação Física, numa lógica de desenvolver o gosto pelo desporto, na dinamização de momentos de convívio entre pares de diferentes contextos escolares e, sensibilizar Alunos e Professores para a importância da prática regular de atividade física.
Foi uma manhã com as partidas e chegadas dos vários escalões etários, que contou com a participação de vários alunos do 3.° ao 12.° anos de escolaridade, com vista ao apuramento da fase regional, a realizar na Academia da Força Aérea.
Um agradecimento especial aos Professores dos diferentes ciclos, pela disponibilidade e carinho demonstrado ao longo de toda a manhã.
Parabéns a todos os alunos participantes!
Hoje temos, no colégio, o autor e apresentador do programa Isto é Matemática, da SIC Notícias, o matemático Rogério Martins. No seu tempo livre apresenta palestras e shows de divulgação de ciência e hoje desvenda-nos os “Maiores Segredos do Mundo”.
O Colégio Vasco da Gama associa-se à campanha de recolha de alimentos em prol da Delegação de Sintra da Cruz Vermelha.
Até 17 de dezembro TODOS poderemos fazer parte de algo maior…façamos parte da solução e não do problema!
No âmbito do Programa da Esero Portugal, os Cientistas Vêm à escola, o 3.º Ciclo e o Secudário tiveram o privilégio de contar com a presença do Cientista Pedro Mota Machado que nos veio falar do Sistema Solar e dos exoplanetas.
No dia 10 de novembro decorreu a cerimónia da entrega dos diplomas do Quadro de Mérito. Parabéns a todos os alunos.
No dia 26 de setembro foi dia de nos juntarmos, todos, na cerimónia de inauguração do novo espaço de bookcrossing, a nossa cabine de livros vadios.
Aproveitamos o Dia Internacional das Línguas para promover um espaço de partilha e de leitura, onde toda a comunidade educativa tem convite garantido!
Congratulamo-nos por termos recebido o Galardão Eco-Escolas – Bandeira Verde referente ano letivo transato.
Catorze de novembro foi o dia escolhido para hastearmos a nossa bandeira.
O programa Eco-Escolas pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
No dia 13 de novembro realizaram-se os Jogos Tradicionais entre os alunos do 4.º ano e do 2.º Ciclo. Um dia repleto de alegria e de convívio entre ciclos.