Condições que tornam possível a existência de vida na Terra.
A existência e manutenção da grande diversidade de seres vivos é consequência das condições excepcionais existentes na Terra. Entre essas condições destacam-se as seguintes:
-Distância ideal da Terra ao Sol.
O Sol dista da Terra cerca de 144 milhões de km. Um raio de Sol leva 8 minutos a chegar à Terra.
A Terra está a uma distância ideal do Sol. Nem demasiado perto, como Mercúrio, permitindo assim, a Terra ter atmosfera, nem demasiado longe, permitindo à Terra ter temperaturas (média 22ºC) ideais para a existência de vida.
A existência da camada de ozono que filtra os raios e de uma Atmosfera com oxigénio e dióxido de Carbono
A temperatura média da Terra anda na ordem dos 22ºC. Esta temperatura, deve-se em parte, à distância ideal entre Terra e Sol mas também à existência de um atmosfera filtradora, rica em oxigénio e dióxido de carbono *e de uma camada protectora dos raios ultravioletas do Sol, a camada do Ozono.
* Vénus é um planeta com atmosfera que absorve os raios do Sol e não permite que estes saiam do planeta, fazendo o efeito de estufa (Vénus está cada vez mais quente). Na verdade Vénus é o segundo planeta mais perto do Sol, no entanto, como sabes, é o planeta mais quente do S.Solar. Este facto está relacionado com a existência de determinados gases tóxicos, como dióxido de carbono e vapores de enxofre. Pensa-se que a atmosfera primitiva da Terra era muito semelhante à atmosfera actual de Vénus. Pensa-se também que a continuar com o aumento do nível de poluição, a atmosfera da Terra voltará a ser como dantes, o mesmo é dizer que se o homem continuar com as mesmas atitudes perante o ambiente, a vida na Terra será insustentável.
A existência de uma atmosfera rica em dióxido de carbono e de oxigénio, está relacionada com a fotossíntese. Este fenómeno é realizado pelas plantas verdes. As plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio que vai ser utilizado, para a própria respiração das tais plantas e dos restantes seres (nem todos os seres respiram oxigénio).
A existência de substâncias químicas que permitem a reprodução e adaptação dos seres vivos a vários ambientes.
Com toda a certeza já deves ter pensado qual será a diferença entre seres vivos e inanimados. A diferença está exactamente nestas substâncias orgânicas e na sua organização e são exclusivas dos seres vivos.
Estamos a falar de substâncias que já ouviste falar em anos anteriores, como as proteínas, os glícidos, os lípidos. E também já deves ter ouvido falar no Código Genético, aquele código complexo em dupla hélice que permite que sejas semelhante aos teus pais.
A existência de água no estado líquido. A água é fundamental para a existência de vida, aliás a vida começou na Água.
A água faz parte da composição de todos os seres vivos numa grande percentagem (no caso humano ronda os 65 a 75% ) As nossas células só trabalham em presença de água. A água tem realmente um papel fundamental na existência de vida. Sem água não existiria vida.