Dobras e Falhas

Acabaste de estudar os sismos. Já sabes que os sismos correspondem à libertação de energia que ocorre assim que há ruptura do material no interior. Também sabes a causa dessa ruptura, deve-se à existência do material que constitui a astenosfera, o magma.

Falha de Sto. André, Califórnia EUA

Mas como é que o material rochoso se parte e dá origem aos sismos?
O material rochoso vai sofrendo pressões(forças compressivas ou distensivas). Se as pressões forem bruscas o material rochoso fractura e origina uma falha (sismo).

Uma Falha é uma fractura com movimento e consoante esse movimento, os geólogos podem afirmar se o material rochoso sofreu compressão ou distensão.

Lembra-te da régua!
Tu consegues dobrá-la até um certo limite, depois parte-se. Quando estás a dobrar a régua, estás a simular a pressão exercida nos materiais rochosos, em profundidade. Quando a régua se parte, estás a simular a ruptura do material, ou seja a Falha, e consequentemente o sismo.

TIPOS DE FALHAS

Falha normal
(forças de distensão)

Falha inversa
(forças de compressão)

Falhas de desligamento
( horizontal)

SE FIZERES REFRESH À PÁGINA PODES VER A ANIMAÇÃO DE NOVO

Paisagens formadas por Dobras e Falhas

A paisagens formada por falhas sucessivas toma o nome de graben (parte deprimida) e horst (parte elevada).

Repara na evolução do relevo: