Sistema excretor

O sistema excretor é responsável pela manutenção do teor de água e sais minerais do meio interno e pela eliminação dos resíduos azotados (ureia e ácido úrico), resultantes da actividade do metabolismo celular.  As células produzem substâncias tóxicas, o sangue transporta substâncias em excesso que têm de ser eliminadas, o aparelho urinário filtra o plasma da linfa intersticial, que é constituído por 90% de água para onde são enviadas estas substâncias tóxicas, assegurando a manutenção da quantidade de água no nosso organismo. O  nosso sangue é filtrado cerca de 320 vezes ao dia.

Existem dois aparelhos excretores, o urinário que produz a urina e as glândulas sudoríparas que produzem o suor.

 

Aparelho Urinário

É constituídos por: dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra.

http://fisioterapiaesaude.com/sistema-urinario/

Rins- São órgãos em forma de feijão, muito vascularizados, localizados na parte posterior da cavidade abdominal, na região lombar. Medem cerca de 10 cm de largura e pesam cerca de 150g cada um. São constituídos por 3 zonas, a cortical, a mais superficial (clara e granulosa), a zona medular, e o bacinete, de onde parte o uréter. A extremidade superior de cada rim é coberta por uma glândula endócrina, a glândula supra-renal.

 

 

A zona cortical e medular é o local onde se encontram os NEFRÓNIO. Cada nefrónio é constituído por um tubo urinífero ( onde se forma a urina) e vasos sanguíneos.

Constituição de um nefrónio. Cada nefrónio é constituído por um TUBO URINÍFERO e VASOS SANGUÍNEOS relacionados com o tubo. O tubo começa na zona cortical pela CÁPSULA DE BOWMAN, estrutura em forma de taça. Na Cápsula penetra uma arteríola, ARTERÍOLA EFERENTE,  que se ramifica em capilares dentro da cápsula, originado o  GLOMÉRULO DE MALPIGHI. Do glomérulo parte uma  ARTERÍOLA EFERENTE que envolve o tubo urinífero.

Cada rim é constituído por cerca de 2milhões de tubos uriníferos

adaptado de http://curlygirl3.no.sapo.pt

 

Ureteres- São canais finos com cerca de 25 a 30cm que transportam a urina dos rins para a bexiga.

Bexiga- Saco com cerca de 30cm e 5mm de espessura com capacidade para 250ml, é o local onde fica armazenado a urina.

Uretra- Tubo que transporta a urina para o exterior. No homem este tubo é maior que na mulher.

 

 

 

 FUNÇÃO RENAL

o plasma que vai ser filtrado pelos rins, entra pela artéria renal que se ramifica em arteríolas e estas em capilares e sairá pela veia renal  após ter passado pelo glomérulo de Malpighi  para a cápsula de Bowman do tubo urinífero, onde se origina o filtrado glomerular. O filtrado sai para os ureteres, é armazenado na bexiga e quando esta enche a urina sairá pela uretra para o meio externo. O plasma purificado irá ser encaminhado para a veia cava inferior e penetrará, de novo, na corrente sanguínea.

A urina é constituída pela água e materiais filtrados.  Na sua composição podemos encontrar: Ureia, ácido úrico, Sal, glicose, lípidos e proteínas, amoníaco, ácidos orgânicos.

Para se chegar à formação da urina o aparelho urinário processa a filtração, a reabsorção e a secreção.

FILTRAÇÃO -  O plasma é filtrado da cápsula de Bowman que se encontram nos capilares glomerulares para os tubos uriníferos (só os lípidos, proteínas e glícidos, grandes moléculas é que não são filtradas).

REABSORÇÃO  - Dá-se ao longo do tubos uriníferos, grande parte da água e substâncias úteis ao organismo, como a glicose, são absorvidas para a corrente sanguínea.

SECREÇÃO -  Determinadas células do tubo urinífero são capazes de produzir substâncias a partir de componentes do plasma que por lá passa, como por exemplo, ácidos orgânicos.

Os rins filtram por dia cerca de 180 litros de plasma, no entanto, é eliminada através da urina cerca de 1,8l.

 

                   

 

 

Glândulas sudoríparas

Ajudam a manter a temperatura do corpo e a excretar substâncias tóxicas do organismo.

As glândulas sudoríparas produzem o suor, e são de dois tipos:

- As Écrinas que estão espalhadas por todo o corpo e que produzem o suor sem cheiro que é composto por ureia, ácido lático e sal (NaCl).

- as Apócrinas que se localizam nos órgãos genitais, axilas e ao redor dos mamilos e que produzem o suor constituído por proteínas, glícidos, lípidos e amónia. Este suor ao entrar em contacto com as bactérias existentes na nossa pele provocam o mau cheiro.