Ciclos biogeoquímicos

Na natureza, nada se ganha nada se perde e tudo se transforma!!!

Este é o princípio de conservação da matéria, enunciado por Lavoisier.

 

Os ciclos que vamos estudar, fazem parte, genericamente dos ciclos biogeoquímicos (bio-vida, geo-Terra) e correspondem ao percurso de um determinado elemento químico (ou composto químico), tem no meio ambiente com interacção do ser vivo. Cada elemento químico é assim reciclado na biosfera, quer através dos seres vivos quer através dos meios físico-químicos e na relação entre estes.

É através do estudo destes ciclos que podemos determinar alguns potenciais perigos ao meio ambiente pela introdução de outros elementos ou compostos na biosfera.

Os elementos químicos ora estão participando da estrutura de moléculas inorgânicas, na água, no solo ou no ar, ora estão compondo moléculas de substâncias orgânicas, nos seres vivos. Pela decomposição cadavérica ou por suas excreções e seus excrementos, tais substâncias  decompõem-se e devolvem ao meio ambiente os elementos químicos, já na forma de compostos inorgânicos.

A interacção é entre os seres vivos e o meio físico químico é constante que no final de cada ciclo a matéria se manterá constante.


[http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia26.php] saber mais!