Formação do Sistema Solar
Existem várias teorias para a explicação do Sistema Solar. Uma delas é a da formação a partir de uma supernova e outra, igualmente válida, é a formação a partir de uma nebulosa. A diferença entre elas está simplesmente na origem, todo o resto da explicação como evoluiu, é semelhante.
Segundo a teoria da Supernova
Dá-se a explosão da estrela, a nuvem de material que constituía a estrela é lançada para o espaço. O material da nuvem agrupa-se em núcleos de matéria devido à acção da gravidade . De um dos núcleos desta Supernova formou-se o nosso Sistema Solar. O núcleo formado por poeiras e gases devido à energia que continha começa a condensar-se, a rodopiar e a aquecer. Forma uma bola de matéria e esta, devido ao movimento, começa a achatar. Do centro da massa forma-se o Proto-Sol (que iria originar o Sol) e os restantes astros do Sistema Solar formaram-se do material que foi lançado para o espaço dos bordos da massa (passados milhões e milhões de anos).
Esquema
As imagens foram retiradas do livro "The Cartoon History of the Universe" de Larry Gonick
O Sistema Solar pode ter-se formado a partir de uma Supernova. As Supernovas têm a sua origem na explosão de grandes estrelas. Os cientistas pensam que o Sistema Solar formou-se cerca de 8 a 12 mil milhões de anos após o Big Bang.
Formação de uma Supernova. O nosso sistema solar pode ter nascido de uma assim! de: http://www.astro.uio.no/ita/nyheter/1961v_0701/1961v_0701.html
|
|
Teoria da Nebulosa Outra teoria para a formação do Sistema Solar supõe que este teve origem numa grande nuvem de gás e poeira de onde foram expelidos anéis de matéria gasosa, a partir dos quais se formaram os planetas, dando lugar ao nosso sistema planetário actual.
|