Existem muitas teorias para explicar a formação do Universo, no entanto, a actualmente aceite pela comunidade científica, é a Teoria do BIG BANG (o grande Bum!), formulada pelo astrónomo e matemático belga, George Lemaître.
Segundo esta teoria todo Universo estava concentrado numa "pequena" bola de partículas que a dada altura explodiu, dessa explosão nasceu o Universo. Isto ocorreu há cerca de 15 a 20 mil milhões de anos.
Nos primeiros "300 000" anos ter-se-á formado todo o Hidrogénio e Hélio existente no Universo. Da "fusão" destes elementos químicos foram-se formando os restantes. Assim foram aparecendo os elementos químicos que iam dando origem à matéria para formar os constituintes do Universo (galáxias, nebulosas, astros....).
O Universo, segundo esta Teoria encontra-se desde a sua origem em permanente expansão. Este dado apoia-se nos estudos da medição de distâncias entre galáxias, estas parecem estar cada vez mais distantes umas das outras.
Quanto à idade do Universo, os cientistas ao medirem distâncias entre galáxias, fazem as contas ao contrário, quer dizer: quantos anos precisariam as galáxias para estarem todas juntas num ponto (a tal bola de massa que deu origem ao universo), e a idade seria de 15 a 20 mil milhões de anos. Como deves reparar o erro é de 5 mil milhões de anos, embora nos possa parecer uma grande diferença, em termos astronómicos não é.
As imagens foram retiradas do livro "The Cartoon History of the Universe" de Larry Gonick