Morfologia e fisiologia do aparelho feminino - Produção de óvulos - Hormonas - Ciclo menstrual - TPM

 

Morfologia significa a forma, constituição e localização dos órgãos do aparelho, enquanto a fisiologia explica a função de cada órgão.

O sistema reprodutor feminino é constituído, tal como o masculino por: Gónadas, vias genitais, glândulas anexas e órgãos genitais externos.

As GÓNADAS são glândulas onde se dá a produção das células sexuais (Gâmetas). No aparelho feminino são os ovários  e a célula (gâmeta feminino) é o óvulo.

As VIAS GENITAIS são os canais que transportam os gâmetas. No aparelho feminino são as trompas de Falópio.

Os ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS são os órgãos que intervêm directamente no acto sexual (VULVA). No aparelho feminino são os grandes lábios, pequenos lábios, clítoris e orifício genital.

 

  órgãos

 

morfologia fisiologia
GÓNADAS Ovários São dois, lado direito e esquerdo e localizam-se na cavidade abdominal parte inferior. Têm forma de amêndoa.

 

Local onde são formados os gâmetas femininos, os óvulos.
VIAS GENITAIS Trompas de Falópio são dois canais (direito e esquerdo), estão ligados ao ovário e ao útero. A ligação ao ovário faz-se por uma espécie de funil franjado (pavilhão da trompa) Canal por onde o óvulo desce do ovário ao útero.

 

Útero Tem forma de pêra (muito pequena) e liga ao canal vaginal por uma espécie de cilindro  (colo do útero). A parede interna designa-se por endométrio. Local onde se dá a gestação do feto.

Da descamação das paredes do útero, quando não há fecundação do óvulo, resulta a menstruação.

Vagina Canal elástico com cerca de 10 a 12 cm. Possui uma camada fina na entrada, o hímen

 

canal onde o pénis é introduzido
ÓRGÃOS  EXTERNOS  

V

U

L

V

A

Grandes e pequenos

lábios

São pregas de pele. Os pequenos lábios estão tapados com os grandes lábios.

 

protecção da vagina
Clítoris  Pequeno órgão eréctil que fica no interior dos grandes lábios na parte superior.

 

órgão de grande sensibilidade
Orifício genital Orifício que liga o exterior aos órgãos internos

 

início do canal vaginal

 

[COMPARAÇÃO ENTRE O APARELHO SEXUAL FEMININO E MASCULINO]

 

Produção de células sexuais femininas (óvulos)

Assim que uma mulher nasce já tem um número determinado de gâmetas femininos (óvulos). Os ovários das recém nascidas contém os folículos ováricos, células que irão originar os óvulos, estes estarão em repouso até à puberdade, altura que se dá a maturidade sexual.

A partir da puberdade, mensalmente, os folículos que se localizam na superfície dos ovários, irão desenvolver-se e, geralmente, apenas um irá amadurecer originado um óocito, o gâmeta feminino (célula sexual feminina). O óocito amadurece e quando acaba a sua maturação, rompe a parede do ovário e desloca-se para a trompa de falópio, nesta fase designa-se por corpo amarelo, e chama-se a este fenómeno OVULAÇÃO. Por norma, sai um óvulo de um ovário no mês e alterna com o outro no mês seguinte.

 

 retirado do site http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Ov%C3%A1rio&lang=3

Os ovários  produzem os óvulos e as hormonas sexuais femininas: estrogéneos e progesterona. E por sua vez a ovulação é desencadeada por hormonas produzidas pela hipófise. 
O corpo amarelo produz uma hormona, progesterona, que faz com que a parede mucosa do útero, endométrio, aumente de volume preparando-se para receber o ovo. Mas pode haver fecundação ou não.

-Se houver então forma-se o ovo que fica retido na parede do do útero e desenvolve-se uma gravidez.

Repara que a fecundação ocorre na trompa de falópio e o óvulo prende-se depois à parede do útero (endométrio)

 

-Se não existir fecundação as paredes mucosas do útero que tinham sido espessadas para receber uma gravidez, descama-se e o como consequência sai para o exterior parte da mucosa do útero juntamente com o óvulo e um pouco de sangue.

 

 
Ciclo menstrual

A menstruação é uma perda  cíclica resultante da descamação do endométrio (forro do útero)e algum sangue, a menstruação é um das fases do ciclo menstrual, durante a qual a mulher não pode engravidar.

O Ciclo menstrual  é o tempo que decorre entre o inicio de uma menstruação e o inicio de outra. Normalmente este período dura cerca de 28 dias, mas é variável de mulher para mulher.

Do 1º  ao 14º dia o folículo amadurece por acção da hipófise e das hormonas. À volta do 14º dia ocorre a ovulação, o óvulo sobe para a trompa de falópio, e o útero está a ser preparado para uma possível gravidez, as paredes mucosas do útero, o endométrio ficam mais espessas. É a altura do período fértil, ou seja, que a mulher pode engravidar, este período é cerca de 5 dias. Se não ocorrer a gravidez então desencadeia-se a menstruação que leva os restantes 14 dias, perfazendo assim, o ciclo cerca de 28 dias.

Quando a ocorre a  primeira menstruação que surge entre os 10 e 16 anos e chama-se menarca e quando a menstruação acaba chama-se menopausa.


imagem retirada de http://www.dicasfree.com/menstruacao-irregular-causas/

 

Hormonas

As hormonas são substâncias químicas que controlam as actividades biológicas e são produzidas pelas glândulas endócrinas. Estas substâncias são introduzidas na corrente sanguínea e transportadas para as células  onde vão actuar.

São exemplo destas glândulas os ovários e os testículos, que para além de produzirem os gâmetas, produzem hormonas sexuais

Os folículos ováricos produzem o estrogénio e progesterona que vão actuar nas paredes do útero, endométrio. O estrogénio é ainda responsável pelas características do corpo da mulher, caracteres sexuais secundários (mamas e ancas).

Os estrogénios são produzidos na fase folicular, ou seja, quando os folículos estão a amadurecer e dura aproximadamente 14 dias. Estimula a parede mucosa do útero para receber o ovo e posteriormente, estimula a sua reparação, caso não tenha havido fecundação. Aumenta a irrigação sanguínea

A progesterona forma-se após a ovulação e estimula a reparação das paredes do útero, em conjunto com o estrogénio, para além de estimular a secreção de um líquido nutritivo pelas glândulas da mucosa (no endométrio)

Se observares o esquema seguinte poderás perceber que a concentração de hormonas varia ao longo doo tempo.

Os estrogénios são produzidos na fase folicular.

A progesterona na fase da ovulação

 

retirado de http://damanodiva.blogspot.com/2010/12/tpm-oscilacoes-de-humor.html

 

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM)

Os sintomas da TPM variam de mulher para mulher e nesta, de ciclo para ciclo. Nem todas as mulheres apresentam sintomas do TPM.

Os sintomas mais frequentes são: dores de cabeça, mudanças bruscas de humor, cansaço, tonturas, dificuldades de concentração, distúrbios no sono, cólicas, irritabilidade, retenção de líquidos, desejo de doces...etc.

Não esqueças que isto é real, o corpo da mulher sofre ciclicamente grandes alterações ao nível hormonal! É um mal necessário que a maioria das mulheres tem de sofrer para a preservação da espécie Homo Sapiens sapiens.

Por isso rapazes, contamos com a vossa compreensão! respeitem as amigas!!! ESTÃO A OUVIR???? :-)