Fecundação

 

O óvulo é penetrado pelo espermatozóide nas trompas de Falópio. Chama-se a este milagre da vida a  fecundação  corresponde à formação do ovo ou zigoto.

Assim que se dá a fecundação o ovo leva cerca de 7 dias a descer e instala-se na parede mucosa do útero (endométrio), chama-se a este fenómeno Nidação (o ovo que sofreu já uma série de divisões celulares, chama-se Blastócitos). É formado então a placenta, órgão que irá estabelecer a ligação entre o novo ser que se formou e o útero. O novo ser irá estar ligado à placenta pelo cordão umbilical (por onde circula o sangue do novo ser).

As várias fases:

Ovo - Fecundação- quando o óvulo é fecundado por um espermatozóide, dos milhões (200 a 600 milhões de espermatozóides) que se deslocam para o óvulo. Permanece nesta fase, cerca de 30h e desce até ao útero.

Embrião - a célula formada multiplica-se  consecutivamente até às 16 semanas. Processo complexo de divisão celular e início da diferenciação celular (milagre e mistério) que irão originar células diferentes umas das outras.

Feto - As células que originarão os órgãos do ser já estão esboçadas  e irá proceder-se ao seu desenvolvimento. Fase que ocorre das 16 semanas até ao nascimento (altura que o ser está preparado para sobreviver fora do útero).

 

Video que mostra a formação do ovo até à instalação deste no útero

 

 

A  partir do momento que ocorre a fecundação a mulher deixa de ter ovulação e menstruação.

 


 

 

 

SABER MAIS :[http://www.cpdt.com.br/sys/interna.asp?id_secao=4&id_noticia=238]